quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Cláudia Cardoso diz que municípios são “preciosos aliados” na requalificação e ampliação das escolas dos ensinos pré-escolar e de 1º ciclo


A Secretária Regional da Educação e Formação salientou esta manhã que os municípios são “preciosos aliados neste desiderato de melhoria das condições dos edifícios escolares das escolas dos ensinos pré-escolar e de 1º ciclo”, sendo parceiros na “operação alargada de reestruturação da rede escolar do sistema educativo regional que o Governo dos Açores tem vindo a promover”.



Cláudia Cardoso, que falava no ato de consignação da empreitada de ampliação da Escola 1/JI Francisco Medeiros Garoupa, em Água d’Alto, adiantou que o contrato ARAAL agora celebrado com a Câmara Municipal de Vila franca do Campo “permitirá melhorar significativamente as infraestruturas desta escola”, cujas obras de requalificação vão “certamente contribuir para a melhoria da rede escolar do concelho de Vila Franca do Campo, que recentemente assistiu à inauguração da EBI de Ponta Garça e à requalificação da EBS de Vila Franca Campo, ficando assim, mais apta a responder aos desafios que a educação e a formação das crianças e jovens colocam, de modo premente, às instituições locais e regionais”.


A nova escola, que representa um investimento superior a 1.100.000€, conta assim com a comparticipação do Governo Regional “assegurando a parceria de sucesso que deve existir entre os dois níveis de poder: o local e o regional”.


Para a governante, assim “garantimos aos seus alunos melhores condições do que aquelas que tivemos. Garantimos-lhe as melhores condições, e relembramo-nos todos do percurso que fizemos e das condições que devemos propiciar para que as 118 crianças desta escola possam fazer um percurso marcado pelo sucesso”.


Um percurso, disse, onde “o governo tem uma responsabilidade” mas “não tem a única responsabilidade”, cabendo também “aos pais, encarregados de educação, professores, conselhos executivos, funcionários” a criação de “condições que permitam garantir o sucesso educativo. E neste processo cada demissão deve ser responsabilizada”.


Perante o “investimento sério” que o Governo dos Açores tem feito “na melhoria das condições materiais e pedagógicas das nossas escolas, construindo novas escolas, suportando um sistema vantajoso e meritório de ação social escolar, único no país, e remodelando edifícios, oferecendo percursos educativos diferenciados dentro das escolas do ensino regular e por via do ensino profissional. Mas todos temos de fazer a nossa parte”, Cláudia Cardoso lembrou aos presentes que “cabe a todos perceber, incentivar e sugestionar os nossos alunos para as vantagens da educação. O melhor património que lhes podemos dar. E o único que não sofre desgaste pela passagem do tempo ou das intempéries”.


A titular da pasta da Educação deixou ainda um elogio à Câmara Municipal de Vila Franca do Campo pela “visão de futuro e atenção dada à educação”.


Da parte do governo, disse, “mantemos determinado o nosso investimento nas pessoas, e estamos sempre empenhados, aqui, como em todas as escolas que remodelamos, ampliamos e adaptamos em garantir que a educação constitui o meio eficaz de mudar a vida das pessoas”.



GaCS

Sem comentários: