quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Concelho de Vila Franca será a breve trecho exemplo de excelência em infraestruturas escolares


A Secretária da Educação e Formação considera que o município de Vila Franca do Campo está prestes a tornar-se um dos concelhos açorianos com melhores instalações escolares.



Cláudia Cardoso, que ontem visitou a Escola Básica e Secundária de Vila Franca, considera que tanto este estabelecimento de ensino, como a recém-inaugurada Escola Básica Integrada de Água de Pau, são prova da política acertada do Governo dos Açores, com vista à criação de um parque escolar de excelência e com plenas capacidades para fazer face aos actuais e futuros desafios do sistema educativo, oferecendo aos jovens todas as condições para que estes alcancem o sucesso no seu percurso escolar.


Recorde-se que a EBS de Vila Franca foi completamente renovada e disponibiliza, desde os finais de 2010, um alto padrão de qualidade e funcionalidade a toda a comunidade educativa que usufrui desta escola.


A par desta realidade, junta-se o investimento que a Câmara de Vila Franca do Campo tem anunciado e que será realizado em parceria com o Governo dos Açores, nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico. O primeiro desses investimentos foi formalizado ainda ontem, com o ato de consignação da obra de requalificação da EB1/JI Francisco Medeiros Garoupa, em Água d’Alto.


Para Cláudia Cardoso, a aposta na requalificação e ampliação destas escolas representa “ um investimento garantido, no futuro de todos nós, porque evidentemente a qualificação dos açorianos nos há-de beneficiar a todos” sendo necessário “incrementar e continuar a apostar nestes primeiros níveis de ensino, uma vez que são determinantes para percurso dos alunos”.


Sendo certo que Vila Franca do Campo pode e deve ser apontada como exemplar no que ao investimento na Educação diz respeito, convém no entanto lembrar que a aposta do Governo dos Açores neste sector estende-se a toda a Região, sendo disso exemplos a construção da EBI de Água de Pau, na Lagoa, a requalificação da EBI da Horta, cuja obra será consignada dentro de pouco tempo, a execução dos novos projectos das EBS das Velas e das Lajes do Pico, a requalificação e ampliação da EBI de Angra, actualmente em curso ou a construção da já inaugurada EBI Francisco Ferreira Drummond, em São Sebastião, na Terceira.



GaCS

Sem comentários: