sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Expolab integra rede dos Centros de Ciência Viva


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos reuniu, esta tarde, com a equipa responsável pela rede nacional dos Centros de Ciência Viva, com o objetivo de integrar o Expolab – Centro de Ciência dos Açores, na referida rede.



Em declarações à comunicação social após o encontro, que reuniu também a coordenação da Sociedade Afonso Chaves, entidade gestora do Expolab, José Contente sublinhou que a tutela tem vindo a apostar neste espaço para criar as condições, em termos de instalações, recursos humanos e no forte relacionamento com a Universidade dos Açores, para que o Expobab reunisse todos os requisitos necessários para integrar a rede dos centros de Ciência Viva.


O governante adiantou que provavelmente dentro de um mês essa integração será efetivada mediante a assinatura de um protocolo. “Esta era uma pretensão de já alguns anos”, disse o Secretário Regional, porque os Centros de Ciência Viva, além das vantagens claras de ligação do Expolab aos outros centros nacionais e internacionais, “permite-nos a divulgação da nossa cultura científica, das atividades que se fazem aqui nos Açores, da fauna e flora, e de outro tipo de atividades científicas que correspondem aos objetivos principais de um Centro de Ciência Viva”.


“A proximidade com o futuro Parque Tecnológico da Ilha de São Miguel e um conjunto de atividades e recursos que o Expolab já tem, aproximaram-no dos objetivos do programa Ciência Viva, e isso vai traduzir um ganho para o Expolab”, referiu José Contente.


Este encontro preliminar teceu as bases para a futura adesão, nomeadamente para esclarecer quais os requisitos, deveres e os direitos de um Centro de Ciência Viva, uma reunião que certifica, in loco, a qualidade do Expolab e atesta a importância deste Centro de Ciência dos Açores para integrar “a rede nacional e internacional do programa Ciência Vivia e que pode projetar melhor o nosso trabalho e os Açores”, acrescentou José Contente.



GaCS

Sem comentários: