sábado, 11 de fevereiro de 2012

Governo dos Açores tem vindo a investir significativamente nas Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas da Região


O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Educação e Formação, tem vindo a investir significativamente no domínio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), não só ao nível do currículo, mas também ao nível dos equipamentos e da formação de docentes.



Uma realidade realçada pela Diretora Regional da Educação e Formação, no discurso que proferiu, em representação da Secretária Regional da Educação e Formação, no encerramento da 3ª Conferência Regional Partners in Learning, promovida pela Microsoft em parceria com o Governo dos Açores e que decorreu na Escola Secundária da Lagoa.


Maria da Graça Teixeira lembrou que foi reforçado, e continuará a ser, o parque informático das escolas da Região, para além de ter sido criado o acesso móvel à rede e incentivada a literacia digital no combate à infoexclusão.


Para tal, disse, “já se distribuíram 3470 computadores e 839 videoprojetores, sistematizou-se a comunicação através de correio eletrónico, imagens e voz, nomeadamente entre a tutela e as escolas através dos projetos Contas EDU, Portal da Educação e Plataforma Moodle”.


Foi ainda feito um investimento significativo no Portal da Educação, que “permite centralizar toda a informação, bem como a partilha de recursos pedagógicos pela comunidade educativa” e que foi avaliado pelas unidades orgânicas com um grau de satisfação da ordem dos 90%.


A par deste, foi ainda iniciada uma colaboração formal no âmbito do projeto eTwinning, uma iniciativa do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida da Comissão Europeia, e cujo objetivo principal se prende com a criação de parcerias entre escolas europeias no âmbito de projetos comuns, através de um trabalho colaborativo, com recurso à Internet e às TIC, tendo ainda sido disponibilizados, no âmbito do projeto Imagina, jogos e ferramentas educativas com mais de 200 atividades para o pré-escolar e o 1.º ciclo.


No âmbito deste projeto, foram ainda distribuídos 60 Kits pedagógicos pelas escolas do 1.º ciclo, constituídos por um quadro interativo E-Beam, um projetor multimédia e um software Aventuras 2 que inclui 3050 licenças. Esta distribuição foi complementada com formação aos docentes e com a aquisição de mais 18 quadros interativos e videoprojectores. Foram ainda distribuídas 236 mesas e-Blocks, tendo sido ministrada formação aos professores para rentabilização e dinamização desta ferramenta pedagógica nas práticas de ensino-aprendizagem.


A Diretora Regional deixou ainda uma palavra de apreço à Escola Secundária da Lagoa que constitui um motivo de orgulho para a tutela, bem como para toda a comunidade educativa regional dos Açores, ao ter sido reconhecida como a primeira escola portuguesa a aceder a Escola Mentora, no programa mundial de Escolas Inovadoras da Microsoft. Um galardão que “garante o acesso aos contributos dos especialistas e investigadores na área da educação, a ações de formação online e a consultoria em tecnologia”, conquistado pela ESL “pelas práticas inovadoras passíveis de serem alargadas para outras escolas.


Maria da Graça Teixeira deixou por isso, o desafio às escolas, para que “arrisquem e façam prova desta mesma iniciativa, porque o sucesso educativo e a formação cívica dos nossos alunos passa também pela capacidade que as suas escolas revelam na criação de metodologias diversas e ligadas ao mundo, um mundo global, complexo, onde o conhecimento, a formação e a informação se constroem em redes de oportunidades que o cidadão do mundo deve agarrar para se realizar profissional, pessoal e socialmente”.



GaCS

Sem comentários: