sábado, 4 de fevereiro de 2012

Governo inicia segunda-feira visita estatutária a São Jorge


O lançamento da 1ª Pedra para adaptação da Casa dos Tiagos, no Topo, a Centro de Dia e ATL para idosos e crianças, as inaugurações da beneficiação da Estrada Regional e do Edifício de Apoio ao Recreio Náutico das Velas, a visita à empreitada de construção da rampa Ro-Ro do porto das Velas e a apresentação do projeto para reparação e adaptação da Escola Secundária das Velas marcam a visita estatutária do Governo a São Jorge que decorre de 6 a 8 de fevereiro.



Logo no primeiro dia, o Presidente do Governo inaugura, pelas 15H00, o Edifício de apoio ao Recreio Náutico das Velas. A estrutura inclui uma sala de formação, um armazém de embarcações, onde se encontram dois botes baleeiros, e respetivas palamentas, bem como balneários e instalações sanitárias. Meia hora mais tarde, Carlos César preside à apresentação e visita a empreitada de construção da Rampa Ro-Ro do porto das Velas que irá melhorar e potenciar aquela infraestrutura portuária.


Na terça-feira, o Presidente do Governo lança a 1ª Pedra da empreitada de recuperação do Edifício da Casa dos Tiagos, no Topo. Este investimento está incluído no âmbito da política social do Governo Regional. A obra será destinada à construção de um Centro de Dia e ATL para 13 idosos e 25 crianças, respetivamente. Serão ainda criados espaços para os Serviços de Atendimento da Segurança Social e da Ação Social. Para além do elevado alcance social desta obra, na melhoria e alargamento da rede de equipamentos sociais e de atendimento à população no concelho, é de realçar a arquitetura singular da Casa dos Tiagos, que integra o inventário do património da Região Autónoma, permitindo assim devolver à freguesia do Topo um edifício de elevado valor cultural.


As infraestruturas rodoviárias são também um ponto alto desta visita do Governo. Carlos César preside à apresentação do projeto de reabilitação da Estrada Regional N.º 1-2ª, na Calheta e inaugura a obra de beneficiação da Estrada Regional N.º 1-2ª-São Pedro, nas Velas.


No último dia da visita estatutária a São Jorge, Carlos César preside à apresentação do projeto de grande reparação e adaptação ao ensino secundário da Escola Básica e Secundária de Velas.


O novo edifício escolar corresponde a um tipo de escola que pretende responder às características, necessidades, objetivos, expectativas e conforto da comunidade escolar, tendo em consideração a adaptabilidade e reestruturação do espaço, e a durabilidade e sustentabilidade das instalações no tempo. Na estrutura funcional do edifício destacam-se: Espaços destinados às aulas (Jardim de Infância e Educação Especial com 3 Salas de Atividades; 1º Ciclo com 10 Salas de Aulas e 1 Sala Polivalente; 2º,3º Ciclos e Secundário com 18 Salas de Aulas); zona destinada a Laboratórios; espaços destinados às Tecnologias e Artes/Expressões; Auditório, Centro de Recursos, Espaços Sociais de Convívio e de Apoio Sócio Educativo, Espaços Administrativos, de Gestão e de Apoio Geral; e Espaços de Educação Física e Desporto. A escola será equipada com 1 pavilhão gimnodesportivo coberto de tipologia G5. No exterior da escola prevê-se a implantação de um polidesportivo com pista de atletismo e caixa de areia.



GaCS

Sem comentários: