quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Hospitais de Ponta Delgada e da Horta já têm os seus processos clínicos “completamente informatizados”


Os hospitais do Divino Espírito Santo, em São Miguel, e da Horta, no Faial, já têm os seus processos clínicos “completamente informatizados”, revelou hoje no parlamento açoriano o Secretário Regional da Saúde.



De acordo com Miguel Correia, tal não acontece ainda no Hospital de Angra do Heroísmo, na Terceira, “mas os centros de saúde estão já a atualizar neste momento o seu software e rapidamente vão ter também os seus processos clínicos eletrónicos”.


Falando durante uma interpelação ao Governo sobre o sector da saúde no arquipélago, o governante indicou ainda que a telemedicina está “cada vez mais consolidada” no Serviço Regional de Saúde.


Funciona nas Flores, na especialidade de cardiologia, e em Santa Maria será também uma realidade na sequência da aquisição, que já foi feita, de um equipamento “para fazer grande parte das consultas de especialidade por telemedicina” com o Hospital do Divino Espírito Santo, indicou o governante.


Disse também que “há muita utilização de telemedicina, especialmente em situações de emergência”, e sublinhou que, graças ao investimento que foi feito em Raios X digitais, “é possível hoje mandar imagens radiológicas por e-mail para os serviços de urgência. Isso é feito das ilhas que não têm hospital para as ilhas com hospital, nomeadamente a nível de evacuações aéreas”.


Relativamente a uma alegada inutilidade do cartão de utente do Serviço Regional de saúde, Miguel Correia disse que o cartão deixou de ser emitido em 2007 na sequência da criação do Cartão de Cidadão.


“É uma obrigação legal”, disse o governante, pelo que “um utente que precise atualmente de cartão de utente tem de se dirigir aos postos da RIAC e fazer o cartão de cidadão”.



GaCS

Sem comentários: