segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Intervenção na caldeirinha de Pêro Botelho


O Governo Regional através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar/Parque Natural da Graciosa, procedeu à vedação do caminho circundante à vulgarmente conhecida Caldeirinha, colocando duas cancelas em madeira nos dois extremos do caminho para impedir a circulação de veículos motorizados.


Este caminho insere-se num dos principais pontos de contemplação da paisagem da ilha Graciosa, sendo parte integrante do trilho pedestre Serra Branca-Praia, um dos três existentes na ilha.


A Caldeirinha de Pêro Botelho corresponde ao único algar vulcânico conhecido na ilha, com cerca de 37 m de profundidade e está localizado no interior de uma cratera com cerca de 150 m de diâmetro, de um cone de spatter implantado na Serra Branca. Neste local e na sua envolvente, podem ser encontradas algumas espécies naturais dos Açores, como Erica azorica (urze) e Morella faya (faia-da-terra), bem como algumas nascentes de água.


A intervenção efetuada visa assim atenuar a degradação da Caldeirinha, fomentar a conservação dos espaços naturais da Graciosa e estimular o pedestrianismo.



GaCS


Sem comentários: