quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Secretaria Regional do Ambiente e do Mar assinala o Dia Mundial das Zonas Húmidas


O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, assinalou hoje, na ilha do Pico, o Dia Mundial das Zonas Húmidas, com a apresentação a empresas parceiras do Parque Natural, uma exposição relativa ao potencial turístico das zonas húmidas da ilha Montanha. Na ocasião, Álamo Meneses, Secretário Regional do Ambiente e do Mar, referiu que – “ … o turismo da natureza tem um elevado potencial nos Açores e as zonas húmidas constituem hoje zonas privilegiadas para a observação de aves, sendo este um segmento que constitui uma mais-valia para inverter a sazonalidade desta atividade económica.”. O governante realçou que, ao longo de décadas, estas zonas, por serem marginais, foram transformadas em pastagens, tendo o Governo Regional, desde há algum tempo, adotado como missão, em todas as ilhas, a reconversão e recuperação destes territórios.



Ainda na ocasião, o Secretário Regional do Ambiente e do Mar salientou o facto de o Pico possuir o maior parque natural dos Açores, pautado por uma baixa densidade populacional, o que constitui uma vantagem para a economia local, tendo exaltado as pessoas e empresas a participarem nas iniciativas e a aproveitarem as potencialidades dos Parques. Por último, o Secretário Regional lembrou o papel dos vigilantes da natureza, que hoje assinalam o seu dia nacional, e o importante papel que desempenham para a conservação da biodiversidade.


Importa referir que as zonas húmidas são dos ecossistemas mais ricos e produtivos do mundo, em termos de diversidade biológica, possuindo grandes concentrações de aves aquáticas, mamíferos, répteis, anfíbios, peixes e invertebrados, sendo a água o elemento estruturante destes ecossistemas. Estes espaços têm associados muitos valores e funções, tais como o controlo de inundações (retendo o excesso de água), a reposição de águas subterrâneas, a regulação do ciclo da água, a produção de biomassa, a retenção dos sedimentos e nutrientes, a mitigação das alterações climáticas (através da captura de dióxido de carbono da atmosfera e a libertação de oxigénio, com a fotossíntese). Realçam-se igualmente pelos valores culturais, turísticos e recreativos, sendo atualmente muito procuradas para a prática de ecoturismo.


Nos Açores existem zonas húmidas costeiras (com influência marinha) e zonas húmidas terrestres (sem influência marinha direta). Do conjunto das zonas húmidas, foram oficialmente designados 12 sítios Ramsar, com uma área total de aproximadamente 13 mil ha.


Os sítios Ramsar designados nos Açores valem pela sua raridade no contexto internacional, nomeadamente as zonas húmidas do tipo geotérmico ou turfeiras com vegetação arbórea. Estes sítios enquadram-se plenamente nos objetivos da Convenção Ramsar por serem exemplos representativos de cada tipo de zona húmida presente nesta região biogeográfica e desempenharem um papel importante, ao nível hidrológico, no funcionamento de sistemas completos de bacias hidrográficas ou de costa.


A conservação, valorização e criação adequada das Zonas Húmidas são assim aspetos de grande relevância. Daí que, desde 1997, se celebre o dia mundial das zonas húmidas a 2 de fevereiro, data em que foi assinada a Convenção de Ramsar, no ano de 1971, na cidade iraniana de Ramsar. Este dia foi comemorado pela primeira vez em Portugal em 1998.


No âmbito das comemorações do dia mundial das zonas húmidas, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através da sua rede de ecotecas, irá promover nas nove ilhas do arquipélago, um vasto conjunto de atividades de promoção e sensibilização ambiental, podendo o programa ser consultado na página WEB dos Parques Naturais emhttp://parquesnaturais.azores.gov.pt/pt/.



GaCS

Sem comentários: