sexta-feira, 8 de junho de 2012
Apresentado projeto de empreitada de construção do Pavilhão Desportivo da Achada
A Secretária Regional da Educação e Formação apresentou hoje o projeto de empreitada de construção do Pavilhão Desportivo da Achada, Nordeste.
Cláudia Cardoso classificou o pavilhão como «uma instalação de proximidade, simples, prática e funcional», fazendo ressaltar a conjugação de esforço de diversas entidades, designadamente «a Casa do Povo, que cedeu o espaço, a Junta de Freguesia que colabora no processo e auxiliará na sua gestão futura e o Governo que assume a sua construção».
O resultado é a requalificação do Polidesportivo da freguesia da Achada, que será transformado em pavilhão desportivo incluindo estruturas de apoio, numa área de implantação de 1.230m2, dotado, como referiu a Secretária Regional, «de condições para a prática desportiva, quer de treinos, quer de competição», assegurando ainda «condições de acesso a cidadãos com mobilidade reduzida». De acordo com a governante, s empreitada está orçada em «mais de meio milhão de euros e tem a duração estimada de 120 dias», decorrendo o concurso público cm vista à adjudicação.
Na cerimónia, que decorreu na ilha de São Miguel, Cláudia Cardoso sublinhou o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores no concelho do Nordeste, nomeadamente ao nível das acessibilidade, «revolucionando o conceito de distância e fazendo próximo o antes distante», destacando a oferta de «melhores condições de segurança, de conforto e (…) a possibilidade de desenvolvimento [do] concelho em igualdade de circunstâncias com todos os outros concelhos da ilha». Cláudia Cardoso afirmou ainda que «os tempos conturbados que vivemos exigem uma preocupação especial no que diz respeito ao emprego, com as famílias, os jovens e as populações mais carenciadas» e que «o Governo entende que devemos estar sempre disponíveis para avaliar as condições em que vivemos, as decisões que tomamos e para as reformular quando se revelar necessário».
A Secretária Regional da Educação e Formação recordou, de igual modo, a aposta do Governo Regional na construção ou requalificação de pavilhões desportivos, como o Pavilhão do Corvo, o Pavilhão da freguesia de Santo Espírito, ilha de Santa Maria, ou o Pavilhão da freguesia de Santa Bárbara, ilha Terceira, num total de cerca de 2 milhões de euros, certificando que «o desporto assume uma especial importância e significado para a generalidade da população açoriana» enquanto «fator identificativo da qualidade de vida da nossa população», «identificados da nossa autonomia».
Nesse seguimento, destacou os índices de prática desportiva federada nos Açores, «os mais altos do país», como números recentes na ordem dos 23 mil atletas federados, e o orgulho na adesão por parte da população às iniciativas de promoção da atividade física, bem como a prática de estilos de vida ativos e saudáveis.
A finalizar, Cláudia Cardoso asseverou que «o desenvolvimento desportivo dos Açores é hoje um seguro promotor de uma sociedade cada vez mais justa e solidária».
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)







Sem comentários:
Enviar um comentário