quarta-feira, 6 de junho de 2012

Escola Secundária de Lagoa premiada na VI Mostra Nacional da Ciência


A Escola Secundária de Lagoa conquistou o 4º lugar na competição anual da VI Mostra Nacional de Ciência, no âmbito do 20º Concurso de Jovens Cientistas e Investigadores, que se realizou entre 31 de maio a 2 de junho, no Museu de Eletricidade em Lisboa.

Num conjunto de 95 projetos em competição, foi atribuído o 4º lugar ao projeto da Escola Secundária de Lagoa, denominado de “Consumo de Álcool e Tabagismo: Desenvolvimento de um Programa de Biomonitorização dos Efeitos Genotóxicos e Ditotóxicos”, sendo, este, selecionado para representar Portugal na Intel ISEF- Feira Internacional de Ciência e Engenharia em Phoenix, Arizona, nos EUA, entre 12 a 17 de Maio de 2013.

A participação na Mostra Nacional contou com o apoio do Governo dos Açores e o projeto foi desenvolvido na Escola Secundária de Lagoa e coordenado pela docente Alexandra Seara, com o apoio científico dos professores Armindo Rodrigues e Patrícia Garcia, do Departamento de Biologia, da Universidade dos Açores.

O trabalho foi desenvolvido pela turma A do 12º Ano na disciplina de Biologia e representado nesta competição pelas alunas Alexandra Rocha, Carolina Rocha e Maria Joana Frazão. “Consumo de Álcool e Tabagismo: Desenvolvimento de um Programa de Biomonitorização dos efeitos Genotóxicos e Ditotóxicos” consistiu no estudo de um programa de biomonitorização dos efeitos, na saúde humana, de dois hábitos comuns da população portuguesa: o consumo de álcool e o tabagismo.

O Concurso para Jovens Cientistas e Investigadores é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo por objetivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e investigadores e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

De âmbito nacional, o Concurso pretende incentivar um espírito competitivo saudável nos jovens, através da realização de projetos/trabalhos científicos inovadores, integrados em processos educativos regulares.

Na VI Mostra Nacional de Ciência estiveram em competição os 95 projetos de diferentes áreas científicas selecionados, envolvendo 235 estudantes e 59 professores, todos eles representando 42 escolas de todo o país.


GaCS

Sem comentários: