quarta-feira, 6 de junho de 2012
Estudo de opinião demonstra oposição clara dos açorianos à concentração horária da emissão da RTP Açores
A sondagem de opinião sobre os hábitos televisivos dos açorianos que a empresa Norma Açores realizou, por solicitação do Governo Regional, entre os dias 29 de Maio e 4 de Junho, a uma amostra de 800 pessoas de todas as ilhas, indica que 79,7% dos inquiridos não concordam com a decisão de concentrar a emissão de programação regional no horário das 17h00 às 23h30, em vigência desde segunda-feira.
O estudo aponta também para uma clara adesão do público açoriano à RTP Açores, que surge em primeiro lugar em termos de notoriedade total (reconhecimento e visualização), com 85,5%, sendo igualmente o canal mais visto do Grupo RTP nos Açores; seguida da TVI com 79%, e da SIC com 75,3%, respetivamente. Dentro do universo RTP, a RTP/Açores é, não só o canal que merece maior reconhecimento dos açorianos (47,5% para a RTP/Açores contra 41,5% da RTP 1), como é também o que é visto com maior regularidade (37% para a RTP/Açores, 18% para o Canal 1).
A sondagem conclui ainda que o programa da RTP Açores que os inquiridos mais viam é o, agora extinto, “Bom dia”, com 74,8%, seguido do “Telejornal”, com 50,1%, e dos “Açores VIP”, com 29%. O “Bom dia” é também o programa que tem maior reconhecimento pelo público em termos notoriedade total e espontânea, registando 60,3.% e 44,3% respetivamente, muito à frente de qualquer outro programa do canal regional. A esmagadora maioria dos inquiridos conhece o programa (96,4%) e, destes, 79,8% costumavam vê-lo numa média de três a quatro vezes por semana
O Secretário Regional da Presidência, André Bradford, afirmou, a este propósito, que “o estudo, que devia ter sido encomendado pela própria RTP antes da tomada de decisão, vem suprimir a inexistência de dados concretos sobre esta matéria e demonstrar de forma evidente que os açorianos não querem uma RTP Açores reduzida a uma janela e defendem a capacidade da RTP Açores definir os seus próprios horários e conteúdos”.
Aquele responsável governamental acrescentou ainda que “caem assim por terra os argumentos, sempre vagos e infundados, daqueles que, tendo o dever de justificar as suas opções e decisões, alegavam que a RTP Açores tinha terminado a suma ‘missão histórica’ e que não eram vista e valorizada pelos açorianos”.
FICHA TÉCNICA
A sondagem de opinião foi realizada pela Norma-Açores, Sociedade de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento Regional, S.A. para a Secretaria Regional da Presidência, nos dias 29 de Maio a 4 de Junho de 2012.
A sondagem de opinião teve como objetivo conhecer a opinião da população residente nos Açores sobre os hábitos televisivos, bem como a opinião sobre o programa da RTP-Açores “BOM DIA”. Foi ainda inquirida a opinião sobre a redução do horário da programação da RTP-Açores.
.
A amostra é de 800 entrevistas telefónicas a cidadãos eleitores maiores de 18 anos e residentes nos Açores. A taxa de resposta imediata foi de 51,5%
A amostra foi estratificada por ilha (Santa Maria, 2,25%; São Miguel, 55,9%; Terceira, 22,9%; Graciosa, 1,8%; São Jorge, 3,7%; Pico, 5,7%; Faial, 6,1%; Flores, 1,5%; Corvo, 0,2%), sexo (masculino, 48,5%; feminino 51,5%) e grupo etário (18 a 34 anos, 37,3%; 35 a 54 anos, 34,4%; 55 a 64 anos, 11,2%; 65 ou mais anos, 17,2%).
Para um grau de confiança de 95% a margem de erro para 800 inquéritos é ± 3,5.
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário