quinta-feira, 7 de junho de 2012
Governo assina protocolo com Associação para Planeamento Familiar dos Açores
A Diretora Regional da Saúde assinou ontem, em Ponta Delgada, um protocolo com a nova Associação para o Planeamento Familiar e Saúde Sexual e Reprodutiva dos Açores, uma valência da Associação para o Planeamento Familiar, que mantém parceria com a Direção Regional de Saúde.
De acordo com Sofia Duarte, esta parceria entre a direção regional e a Associação para o Planeamento Familiar (APF), com sede na Terceira desde 1996, surge no âmbito do Plano Regional de Saúde, nomeadamente ao nível do Plano Regional de Saúde Materna e Planeamento Familiar e do Programa Regional de Saúde Escolar e Saúde Infanto-juvenil.
Segundo a diretora regional, este centro de atendimento a jovens em Saúde Sexual e Reprodutiva e Planeamento Familiar pretende manter uma intervenção constante ao nível destas temáticas, potenciando o conhecimento dos jovens acerca de temas de saúde sexual e reprodutiva, doenças sexualmente transmissíveis e contraceção.
É também propósito desta nova valência dotar os utentes de competências comportamentais preventivas de uma gravidez indesejada, melhorar o acesso dos jovens aos serviços de saúde sexual e reprodutiva, encaminhar as situações sinalizadas pela instituição para as unidades de saúde, assim como realizar campanhas e ações de formação e sensibilização nas escolas, IPSS e Organizações não Governamentais (ONG), avançou Sofia Duarte.
Na ocasião, a Diretora Regional da Saúde realçou que os objetivos da APF têm tido resultados práticos positivos, constatados pelos relatórios apresentados pela instituição. Ao longo do ano de 2011 foram atendidos neste associação 88 indivíduos, realizadas 15 ações de campanha de rua e registados 427 associados nas redes sociais da APF.
Ao nível do Plano Regional de Saúde Escolar e Saúde Infanto-juvenil, implementado no ano letivo 2010/2011, da responsabilidade do Governo, Sofia Duarte adiantou que foram desenvolvidos nas escolas da Região vários projetos de educação para a sexualidade, num total de cerca de duas mil atividades em meio escolar.
A Diretora Regional da Saúde salientou, por fim, o papel das unidades de saúde na Região, que realizaram em 2011 cerca de 11.300 consultas de Planeamento Familiar e 8.000 consultas de Saúde Materna.
Anexos:
2012.06.07-DRS-AssociaçãoPlaneamentoFamiliarSOM.mp3
GaCS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)








Sem comentários:
Enviar um comentário