sexta-feira, 1 de junho de 2012

Governo concede aval à Lotaçor para reestruturação financeira da empresa


O Governo Regional autorizou a conceção de um aval da Região à Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, SA no âmbito do processo de reestruturação financeira desta empresa.

A informação foi avançada pelo Secretário Regional da Presidência ao apresentar hoje, em Ponta Delgada, o comunicado da última reunião do Conselho do Governo, realizado quinta-feira.

De acordo com André Bradford, esta decisão permitirá à Lotaçor, SA “proceder ao pagamento de dois financiamentos já concretizados, no valor de 11,3 milhões de euros, e substitui-los por um outro empréstimo de idêntico valor, mas com melhores condições financeiras para a empresa”.

“Neste contexto, não irá ocorrer uma variação do endividamento da Lotaçor e permitirá assegurar uma melhor estabilidade financeira da empresa”, acrescentou o governante.

Na mesma reunião, o Governo decidiu ainda autorizar o aumento do capital social da Lotaçor, S.A. em 500.000 euros, com vista a dotar a empresa “com uma estrutura financeira mais adequada, que lhe permita seguir as suas atribuições e competências num quadro de estabilidade económico-financeira”.

Tendo em vista a promoção e a gestão do parque habitacional da ilha de S. Miguel, o Governo deliberou ceder à SPRHI, SA 12 moradias sitas na Rua do Sertão e na Estrada Regional do Loteamento da Quinta do Navio, que integravam o conjunto habitacional do antigo Centro de Formação Profissional dos Açores, nas Capelas, no valor global de 1.367.908 euros, que se converterá em aumento de capital.

Conforme indicou André Bradford, na sequência desta deliberação serão celebrados contratos com os agregados familiares moradores que lhes possibilitem adquirir no futuro os respetivos imóveis em condições compatíveis com os respetivos rendimentos do agregado.

O Conselho do Governo autorizou também a cedência, a título definitivo e gratuito, à Freguesia da Maia, concelho da Ribeira Grande, de um lote urbano, onde está implantado o campo de jogos da freguesia, bem como a cedência ao Município da Lagoa, a título definitivo e gratuito, de dois prédios urbanos, sitos à Rua de S. José, na freguesia da Ribeira Chã, com vista à adequada requalificação daquela zona.

Foi também autorizada a cedência de utilização de seis caves situadas no bairro de Santa Luzia, em Angra do Heroísmo, à Câmara Municipal (2), ao COFIT – Comité Organizador de Festivais Internacionais da Ilha Terceira (2) e à Associação dos Escuteiros de Portugal (2).

GaCS

Sem comentários: