terça-feira, 17 de julho de 2012

Carlos César faz “votos” para que ações de reestruturação na Universidade dos Açores não tenham repercussão negativa


O Presidente do Governo disse hoje fazer “votos” para que as ações de “reestruturação, de racionalização e de economia no âmbito da Universidade dos Açores não tenham uma repercussão negativa na estabilidade do seu corpo docente e de investigação e nas atividades que eles desenvolvem”.

O desejo de Carlos César foi expresso, em declarações à Comunicação Social, no final de uma audiência com o Sindicato Nacional do Ensino Superior, na qual participou também a Secretária Regional da Educação e Formação.

É sabido que o investimento na Educação tem um “alto valor reprodutivo”, pelo que, a haver poupanças, essas poupanças devem ser reservadas para “outros investimentos sem essas consequências estruturais positivas”, defendeu o Presidente do Governo.

Carlos César sublinhou ainda que o Governo Regional, apesar de não ter competências “em áreas que tenham a ver com o estatuto da carreira no ensino superior ou com outros aspetos da progressão remuneratória nessas carreiras”, tem todavia “uma influência indireta no contexto da Universidade dos Açores, que só pode ser – e é – uma influência positiva”.

“É graças ao apoio que o Governo Regional tem vindo a incrementar – e a aumentar –
que a universidade tem mantido muitas das suas atividades, de investigação, de ensino, científicas em geral, que são integrantes da sua própria função”, exemplificou

O Presidente do Governo justificou este apoio acrescido à Universidade dos Açores por ela ter “um papel infraestrutural muito importante do ponto de vista da sustentabilidade social e económica” da Região, mas lamentou que esta atenção do Governo Regional tenha como “contrapartida o decréscimo progressivo dos apoios que vêm da tutela a nível central”.

“Nós temos feito um grande esforço mas não nos compete substituir a administração central nessas funções de estímulo e de apoio à universidade”, argumentou ainda Carlos César.

O Presidente do Governo confirmou ainda que a Reitoria da Universidade dos Açores já foi informada do apoio com que pode contar da parte do Governo Regional, adiantando que os mesmos, que “são muito úteis”, têm a ver com situações de liquidez imediata e de dívidas da universidade junto de diversos credores e fornecedores na Região.

Julgo que essa situação “estará ultrapassada proximamente”, com o apoio do Governo dos Açores e com o crédito que entretanto a universidade anunciou ter obtido, concluiu Carlos César.


Anexos:
2012.07.17-PGR-SindicatoEnsinoSuperior.mp3


GaCS

Sem comentários: