segunda-feira, 23 de julho de 2012

Governo aprova projeto para construção e exploração de Centro de Radioterapia em São Miguel


O Governo dos Açores anunciou hoje a aprovação, como Projeto de Interesse Regional (PIR), do projeto relativo à construção e exploração de um Centro de Radioterapia na ilha de São Miguel.

Promovido pela empresa Quadrantes – Clínica Médica e Diagnóstico, Sociedade Unipessoal, Lda., este projeto representa um investimento de cerca de 6 milhões de euros, indicou o Secretário Regional da Presidência ao apresentar o comunicado da última reunião do Conselho do Governo.

De acordo com André Bradford, o projeto, que merecerá o apoio do Governo, fará com que a Região passe a dispor de uma nova unidade de cuidados de saúde com serviços diferenciados, numa área de grande relevância médica, “com uma capacidade máxima de tratamento de cerca de 500 doentes/ano”.

O governante sublinhou ainda que este investimento, “de enorme relevância social para os doentes cancerosos e para as suas famílias”, permitirá evitar a deslocação de doentes oncológicos para fora da Região, possibilitando um acompanhamento mais próximo por parte das respetivas famílias e das instituições sociais de apoio regionais.

O Conselho do Governo resolveu igualmente classificar como PIR o projeto da empresa FTM – Fábrica de Tabaco Micaelense, SA. de deslocalização da sua unidade industrial para a zona do Azores Park, no Concelho de Ponta Delgada.

Segundo avançou André Bradford, trata-se de um investimento de cerca de 8,5 milhões de euros.

Como PIR foi também reconhecido pelo Conselho do Governo o projeto de criação de um Parque Eólico na ilha Terceira, da responsabilidade da empresa CAEN - Companhia Açoriana de Energias Renováveis, Lda.

Com um valor global estimado em 5,6 milhões de euros, este projeto, a implantar na Serra do Cume, na Praia da Vitória, irá contribuir para a diversificação e consolidação da oferta energética a partir de fontes renováveis.

Conforme recordou na ocasião André Bradford, o Plano Energético Regional prevê que, até 2018, 40% da energia primária e 75% da eletricidade produzida nos Açores sejam de origem renovável.




GaCS

Sem comentários: