quarta-feira, 18 de julho de 2012

Governo dos Açores apoia reabilitação e recuperação de habitações na ilha Terceira


O Governo dos Açores vai apoiar nove agregados familiares residentes em várias freguesias da ilha Terceira, no âmbito do programa de reabilitação e de requalificação de habitação degradada e de combate à infestação das térmitas, num investimento superior a 206 mil euros.

Os apoios hoje aprovados visam proporcionar melhores condições de habitabilidade e de segurança às famílias.

A Secretária Regional do Trabalho e Solidariedade Social, que falava na cerimónia de atribuição destes subsídios, na ilha Terceira, recordou ainda que os mesmos são geridos pelas próprias famílias ou através da colaboração com as autarquias e instituições particulares de solidariedade social.

Na ocasião, Ana Paula Marques referiu ainda que, nesta legislatura, já foram apoiadas, ao abrigo do mesmo programa, outras 209 famílias residentes naquela ilha, num investimento de cerca de 3,9 milhões de euros.

Segundo acrescentou, ao nível do programa de reabilitação de habitação degradada foram apoiadas, nesta legislatura e em toda a Região, 1.150 famílias, correspondendo a um investimento de cerca de 20,7 milhões de euros.

Salientando a importância da política habitacional levada a cabo pelo Governo dos Açores, no âmbito da reabilitação e requalificação habitacional, a Secretária Regional considerou fundamental o “acesso a uma habitação condigna” com vista a proporcionar o “bem-estar das famílias açorianas”.

Paralelamente, foram assinados hoje quatro contratos de empreitadas destinados à reabilitação e requalificação de quatro habitações do parque habitacional da Região Autónoma dos Açores, num montante que ascende a 278 mil euros.

As obras em causa foram adjudicadas, através de ajuste direto, a empresas locais, contribuindo, assim, para a sustentabilidade da iniciativa privada e para a manutenção de postos de trabalho.

De acordo com Ana Paula Marques, entre 2009 e 2012, o Governo dos Açores realizou 199 empreitadas de construção, de reabilitação e de administração direta no parque habitacional da Região, melhorando assim as condições habitacionais de 304 famílias que residem nestes edifícios.  Estas 199 empreitadas representam um investimento superior a 20 milhões de euros.


GaCS

Sem comentários: