sábado, 21 de julho de 2012

Governo continua a apostar em instrumentos de apoio ao doente crítico nos Açores


Na Região Autónoma dos Açores, a abordagem ao doente crítico tem sido efetuada de uma forma planeada e organizada ao longo de todo o sistema de saúde regional, disse hoje, em Ponta Delgada, a Diretora Regional da Saúde, Sofia Duarte.

Por ocasião do 3º Seminário de Emergência e Trauma, realizado na Associação de Bombeiros Voluntário de Ponta Delgada, Sofia Duarte, que falava em representação do Secretário Regional da Saúde, frisou que o Governo dos Açores não tem ficado alheio à importância de intervir e abordar, com eficácia, os doentes críticos nas situações de emergência e trauma.

A Diretora Regional da Saúde referiu, a propósito, que a implementação do Programa Regional para a Utilização de Desfibrilhadores Automáticos Externos por Não Médicos e de Acesso Público à Desfibrilhação é um exemplo desta política de intervenção planeada por parte do Governo, acrescentando que todos os centros de saúde e unidades de saúde de ilha, assim como as ambulâncias, estão todos dotados com estes equipamentos, que permitem “aumentar a sobrevivência e contribuem significativamente para diminuir sequelas de paragens cardiorrespiratórias”.

Neste sentido, os investimentos no sector da saúde têm sido feitos numa lógica de dotar as unidades de saúde mais distantes dos hospitais com meios que permitam evitar a deslocação de doentes, sustentou Sofia Duarte, dando o exemplo da Telemedicina, “um instrumento que possibilita consolidar a necessidade de determinadas evacuações, sobretudo nas áreas da ortopedia e pneumologia”.

No âmbito do Plano Regional de Saúde está também implementada em todas as unidades de saúde a Via Verde do EAM e a Via Verde do AVC, que se encontra em fase de implementação, frisou a responsável.

A Diretora Regional de Saúde fez também referência às novas viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV), cuja tripulação integra uma equipa de enfermeiros, coordenados por um médico. De acordo com a responsável, que citou um despacho conjunto da Secretaria Regional da Saúde e da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, “as SIV devem existir obrigatoriamente na rede de serviços de urgência do Serviço Regional de Saúde”.

Sofia Duarte assegurou que todas estas medidas trarão inegáveis benefícios para os utentes do Serviço Regional de Saúde em termos de eficácia e eficiência, garantido que o Governo dos Açores deseja continuar a contribuir ativamente para a prestação de cuidados de saúde atempados e eficazes.


Anexos:
2012.07.21-DRS-SeminárioEmergênciaETrauma.mp3


GaCS

Sem comentários: