quinta-feira, 19 de julho de 2012

Faial “será de novo plataforma giratória” com o cabo submarino, diz José Contente (atualizada)


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos defendeu ontem à noite, na Horta, a importância das telecomunicações, sobretudo num território descontínuo, porque aproximam os açorianos quer entre si, quer com o mundo, nomeadamente com os familiares na Diáspora.

José Contente, que presidiu à inauguração da exposição biográfica sobre Guglielmo Marconi, relembrou as grandes descobertas deste físico, que lhe valeram a atribuição do Prémio Nobel em 1909, e que estabeleceram as bases das comunicações, indispensáveis no quotidiano atual.

Esta exposição biográfica, precedida da palestra “Ciência no Atlântico: Marconi nos Açores”, assinala os 90 anos da passagem de Marconi pela ilha do Faial. “Quero subscrever a importância deste feito que deixou uma marca indelével na projeção internacional da Região. Colhemos os ensinamentos da história para a projeção da ciência, da tecnologia e do espírito científico”, afirmou o governante.

De acordo com o Secretário Regional, as questões da ciência, da tecnologia, do conhecimento e a história da própria ciência, são fundamentais na projeção dos Açores, na geração de riqueza, criação de emprego qualificado e alcance de novos patamares de desenvolvimento.

José Contente deu como exemplo a riqueza marinha dos Açores, que tem gerado cobiça nacional e internacional, o que implica obrigações acrescidas na proteção dos recursos do mar açoriano pelas entidades públicas.

O governante referiu ainda que o cabo submarino que vai ligar as Flores e Corvo vai partir da Horta e este próximo anel Horta-Flores-Corvo-Graciosa-Horta vai reposicionar esta ilha como plataforma giratória desta tecnologia.

A exposição biográfica sobre Marconi foi facultada pela Fundação Marconi em Bolonha e pelo Instituto Italiano de Cultura em Lisboa e contou com o apoio científico do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa.

Esta iniciativa, conduzida pelo Grupo dos Amigos da Horta dos Cabos Submarinos, integra-se no projeto sobre História das Comunicações que inclui o 2º Colóquio sobre O Tempo dos Cabos Submarinos com o tema Valor Universal do Património Local.


Anexos:
2012.07.18-SRCTE-Marconi.mp3


GaCS

Sem comentários: