domingo, 29 de julho de 2012

José Contente elogia Grupo Folclórico dos Arrifes


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos assistiu, ontem à noite, em representação do Presidente do Governo Regional, ao XVII Festival de Folclore dos Arrifes.

Após a atuação dos vários grupos folclóricos, seguiu-se um momento de confraternização no Centro Social dos Arrifes, durante o qual José Contente felicitou o Grupo Folclórico dos Arrifes pela passagem do seu vigésimo aniversário.

Na altura, o governante referiu que "um povo com folclore tem significado de história e tradições relevantes e indeléveis que marcam, no presente, os tempos passados".

O governante adiantou que num tempo marcado pelos avanços tecnológicos e pela modernidade urge continuar a apostar na educação para a cultura das tradições. Falando no carácter universal, tradicional e popular inscrito nos grupos folclóricos, o Secretário Regional sublinhou que "o pensar, o sentir, o agir e reagir do povo açoriano expressam-se fortemente no nosso folclore".

O folclore, por outro lado, é multidisciplinar porque encerra, entre outros, aspetos, linguísticos, sociológicos, psicológicos, pedagógicos e até de educação física, que fazem a cultura de um povo, acrescentou o governante.

Este ano, reuniram-se nos Arrifes, para além do grupo local, grupos folclóricos do continente e um do Canadá (Winnipeg), cujos elementos são filhos de açorianos que cultivam as tradições açorianas além fronteiras e o seu repertório abrange todas a s ilhas dos Açores. Por isso, José Contente afirmou tratar-se de um encontro onde se cruzaram as origens e a projeção dos açorianos.



GaCS

Sem comentários: