sábado, 21 de julho de 2012

Noé Rodrigues diz que Museu da Agricultura é testemunho de uma atividade sempre fundamental para os Açores


A agricultura foi, desde sempre, uma atividade fundamental para os Açores, e o Museu da Agricultura, inaugurado ao fim da tarde desta sexta-feira, é um “testemunho valioso desse percurso”.

A afirmação é do Secretário Regional da Agricultura e Florestas, falando na cerimónia de inauguração daquele espaço, instalado pela Associação Agrícola da ilha Terceira, em antigos edifícios de apoio à atividade agrícola, na freguesia dos Altares, cedidos pelo Governo açoriano para o efeito.

Noé Rodrigues sublinhou que o museu, mais do que um repositório de práticas e alfaias agrícolas tradicionais, é um ponto de encontro e reflexão sobre o que foi, é e poderá ser a atividade agropecuária no arquipélago.

Reconhecendo que a exposição agora patente mostra a capacidade dos agricultores terceirenses e açorianos, em geral, de criar as ferramentas e métodos adequados a cada época para a exploração da terra, não deixou de lembrar que os desafios de hoje exigem mais medidas e opções, num contexto de mercado que ultrapassou, há muito, as fronteiras do arquipélago.

É nesse sentido que se congratulou com o esforço dos agricultores do presente no sentido de maximizar a aposta no sector, sabendo aproveitar os estímulos que o Governo dos Açores, em articulação com apoios comunitários, tem vindo a proporcionar.

Noé Rodrigues disse, a propósito, que os agricultores açorianos entenderam as exigências de qualidade alimentar e de controlo fitossanitário, a par da melhoria de rendimentos das explorações, salientando que os produtores açorianos “são hoje depositários de uma informação e de uma formação que é, a todos os títulos, invejável, no plano nacional e, mesmo, no plano europeu”.

Nesse contexto, o governante salientou que, nos Açores, “temos os agricultores com maior índice de formação, a nível europeu, e temos uma agricultura que é a mais rejuvenescida do País e, talvez mesmo, da Europa”. ~

Isto acontece, continuou, porque “temos feito o trajeto sempre em cumplicidade com os agricultores, enfrentando as dificuldades e, sempre em conjunto, aceitando os desafios e lutando para os vencer”.

O Museu da Agricultura é um investimento de cerca de 150 mil euros, apoiado pela GRATER, associação de desenvolvimento rural, fundo comunitário PRORURAL e Governo dos Açores.

A ideia do projeto é dinâmica, segundo foi explicado na ocasião, contando com painéis electrónicos de situação da atividade agrícola, construções ligadas ao trabalho nos campos e paisagens envolventes, a que se alia uma exposição temática de objetos, que será renovada periodicamente.

A infraestrutura conta, também, com um restaurante destinado a degustações de produtos locais.



GaCS

Sem comentários: