terça-feira, 31 de julho de 2012

XX GRANDE FESTIVAL DE FOLCLORE DA RELVA – MOSTRA FOLCLÓRICA DO ATLÂNTICO


O MAIOR ACONTE CIMENTO ETNOGRÁFICO DA ILHA DE S. MIGUEL

A freguesia da Relva será mais uma vez palco de um grande encontro etnográfico, com a realização da vigésima edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar no dia 4 de Agosto próximo. Organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, é o maior certame do género realizado na ilha de S. Miguel, um dos maiores dos Açores e conceituado a nível nacional e internacional.

Para a edição deste ano a organização convidou cinco Grupos em representação de 3 concelhos da Ilha de S. Miguel: Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada. Do continente português estará o Rancho Folclórico Rosas do Lena – Rebolaria, Batalha – Alta Estremadura. Do estrangeiro o Folk Dance Group “SAIME” – Letónia, e o "Mali Gorzowiacy" Folk Dance Group – Polónia.

Do programa, recheado do melhor folclore, actuarão os grupos pela seguinte ordem: Grupo Folclórico Grujola – Lagoa; Grupo Folclórico da Fajã de Baixo; Folk Dance Group “SAIME” – Letónia; Grupo Folclórico Nossa Senhora da Graça - Porto Formoso; Rancho Folclórico Rosas do Lena – Rebolaria Batalha – Alta Estremadura; Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; o "Mali Gorzowiacy" Folk Dance Group – Polónia e o anfitrião Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.

Assim estarão de mãos dadas em palco, montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, encenando um forno antigo, com tradicional trabalho do cozer do pão, e a faina da desfolhada, que sempre antecede a cozedura. Estarão presentes: Açores, Alta Estremadura, Letónia e Polónia, unidos pelas suas raízes, causa da sua existência. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as festas de Nossa Senhora das Neves, a decorrerem neste fim-de-semana.

Do programa consta o seguinte: 19:30 horas – Entrega de Lembranças no Centro Cívico e Cultural; 20.00 horas – Concentração de todos os grupos no mesmo local; 20.30 horas – Desfile Folclórico e Etnográfico pela Rua da Guiné (lado norte) e Rua de Cima; 21.00 horas – Abertura oficial do XX Grande Festival de Folclore – Mostra Folclórica do Atlântico; 21.15 horas – Inicio do Festival, com actuação de todos os grupos, no Jardim 5 de Agosto; 24.00 horas – Encerramento, seguindo-se no Salão Cultural e Recreativo de Nossa Senhora das Neves a um convívio-beberete entre os grupos participantes e entidades convidadas.
É no entanto importante referir que este certame desde 1996 que é reconhecido pela Federação do Folclore Português.

Este ano da vigésima edição deste grande festival, a Câmara Municipal de Ponta Delgada, por sugestão e fundamentação da Junta de Freguesia da Relva, decidiu agraciar o Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, com o Diploma de Reconhecimento Municipal, insígnia que lhe será entregue durante o Festival, mercê do trabalho que este grupo tem desenvolvido ao longo da sua existência em prol do folclore açoreano em geral e micaelense em particular, quer na recuperação dos usos e costumes de trajar, preservando e divulgando a nossa cultura tradicional, levando o nome do concelho de Ponta Delgada pelo mundo.

Do mesmo modo, a realização deste festival, em conjunto com a Junta de Freguesia, trás até nós o folclore de tão distantes paragens, como este ano em que estão presentes continente português, Letónia e Polónia, à semelhança de representações de outros países que ao longo dos anos por aqui têm passado.

A organização, Junta de Freguesia de Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, espera, como nos anos transactos, uma grande multidão, que certamente irá lotar o espaçoso recinto, numa noite que nos fará viver outras épocas e culturas muito diferentes da açoriana.
 
Contacto: 917686538 - 296672579 grupobalhadosrelva@gmail.com e medeiros.jo@gmail.com  - jc.melo@sapo.pt - 961336326
Junta de Freguesia da Relva                                              Grupo Folclórico de Cantares     e Balhados da Relva

José Costa Melo                                       João de Medeiros

Sem comentários: