terça-feira, 24 de julho de 2012

Secretaria dos Equipamentos recupera tradição do Faial para embelezamento de rotundas


A Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos está a efetivar a execução de diversos arranjos urbanísticos nas Estradas Regionais da ilha do Faial. Estas intervenções visam melhorar significativamente as acessibilidades e a circulação rodoviária, introduzindo, igualmente, fatores de embelezamento e sustentabilidade ambiental.

A rotunda da Feteira foi alvo de um projeto de requalificação paisagística, visando a sua recuperação estética. As obras permitiram a criação de uma zona verde central, a construção de muros de pedra seca semelhantes aos tradicionais que separam as parcelas agrícolas da freguesia e a plantação de árvores e de vegetação diversa. Foi ainda sujeita à colocação de iluminação cénica, em sistema LED com temporizador.

A Delegação da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos na ilha do Faial, procedeu ainda, nas Angústias, à execução da requalificação e reconversão paisagística da rotunda do Pasteleiro.

Localizada numa zona de grande visibilidade e com elevada fluidez de trânsito, entre a cidade da Horta, o Aeroporto e as freguesias limítrofes, a intervenção na Rotunda do Pasteleiro pretendeu melhorar a imagem e a estética daquele espaço, uma porta de entrada da ilha.

A cultura do pastel, uma atividade tradicional e que foi muito significativa para a economia da ilha do Faial na primeira fase do seu povoamento, e as muralhas de Porto Pim, foram os temas escolhidos para a ornamentação da rotunda. Uma iniciativa simbólica e de caráter cultural, já que a interseção giratória se localiza no local conhecido por Pasteleiro.

Assim, a representação do processo de trituração é evocada através das estruturas cilíndricas que representam as mós de pedra e por uma esfera assente em cada uma das mós que faz alusão ao ‘bolo’ resultante da planta do pastel, cujo objetivo era a obtenção de corante para utilização em tinturaria e pintura.



GaCS

Sem comentários: