quinta-feira, 26 de julho de 2012

Programa de mobilidade juvenil Bento de Góis conta com mais de 5 mil utilizadores


“Ao longo da atual legislatura, o programa de mobilidade juvenil Bento de Góis contou com mais de cinco mil utilizadores”, declarou o Diretor Regional da Juventude, Bruno Pacheco, à margem da visita efetuada ontem, na Pousada da Juventude de Lagoa, aos participantes no intercâmbio “EurOutdoors”.

O “EurOutdoors” está integrado no programa europeu “Juventude em Ação” e está ser promovido pelo Clube Escolar São Francisco Xavier.

Bruno Pacheco referiu que o Governo dos Açores comprometeu-se não apenas ao cofinanciamento de iniciativas deste género, mas também ao nível da assessoria técnica junto das instâncias quer europeias quer nacionais.

Segundo explicou o Diretor, no que diz respeito ao incentivo da mobilidade juvenil, o programa “Bento de Góis”, promovido pelo Governo dos Açores, através da Direção Regional da Juventude, já financiou projetos de intercâmbio e de mobilidade desenvolvidos a nível do território nacional, mas também internacional, como por exemplo, Canadá, EUA, Brasil e Uruguai.

Programas como o “Bento de Góis” e “Juventude em Ação” “são importantes, pois permitem aos jovens açorianos conhecerem jovens de outras realidades europeias, contribuindo para cimentar a consciência europeia. Por outro, são uma forma, indireta, de promover os Açores”, explicou Bruno Pacheco.

No entanto, o Diretor Regional alertou que o Governo não cinge a sua estratégia de incentivo à mobilidade dos jovens apenas ao fomento de projetos no âmbito europeu. “É importante que os jovens açorianos conheçam a nossa realidade e, por isso, lançamos o Cartão Interjovem, mas também o programa Bento de Góis, que visa, igualmente, promover a mobilidade regional”, declarou Bruno Pacheco.

O “EurOutdoors” é uma iniciativa que decorre atualmente, na ilha de São Miguel, com jovens provenientes da Sardenha. Trata-se de um intercâmbio bilateral entre Portugal (Açores) e Itália (Sardenha) e tem como objetivo principal a troca de experiências. Neste caso específico, na área do desporto de “outdoor” e natureza.

De maio até setembro do corrente ano,  estão a decorrer nos Açores sete projetos do programa europeu “Juventude em Ação”, que estão a ser liderados por jovens açorianos.

Bruno Pacheco acredita que “todo o investimento feito na área da mobilidade juvenil trará repercussões e, além disso, contribuirá para o conhecimento da nossa identidade.”



GaCS

Sem comentários: