quinta-feira, 19 de julho de 2012

Empresas candidatas à exploração da radioterapia não apresentaram propostas para a Terceira


O Secretário Regional da Saúde, em declarações à Comissão Parlamentar de Inquérito, afirmou, ontem, que as empresas interessadas em explorar os serviços de radioterapia nunca apresentaram propostas efetivas para a extensão desses serviços à ilha Terceira.

Referindo dados fornecidos pela APIA (Agência para a Promoção do Investimento dos Açores), Miguel Correia referiu que entraram duas candidaturas a projetos PIR (Projeto de Interesse Regional), com vista à exploração da radioterapia.

Os promotores, em sede das respetivas candidatura, reservam apenas umas curtas linhas a manifestar interesse em instalar, também, o serviço de radioterapia no Hospital da Ilha Terceira, mas quando o mercado o justificar.
Mais tarde, um dos promotores enviou uma carta a indicar que o montante previsto para o investimento para a ilha Terceira, quando realizasse o projeto, seria da ordem dos três milhões de euros.

Face a esta indicação, a APIA solicitou, por escrito, a esse promotor, a reformulação do estudo de viabilidade económico-financeiro, colocando esse montante no mapa de investimentos e fazendo refletir esses dados no mapa de exploração.

Segundo a APIA, o referido promotor não deu qualquer resposta. Deste modo, só puderam ser consideradas as propostas referentes ao investimento em Ponta Delgada.

Para S. Miguel, os dois proponentes apresentaram, desenvolvidamente, os valores referentes aos equipamentos a instalar, o estudo de viabilidade e a indicação do custo dos diferentes tratamentos.

Segundo dados da APIA, também apresentados na Comissão Parlamentar de Inquérito, uma das empresas indicou um custo por tratamento, com base na tabela nacional, acrescido de 1,3, enquanto a outra, para o mesmo tipo de tratamento, apresentou um valor inferior ao constante da tabela do Serviço Nacional de Saúde.

Nesta fase, os dois projetos são candidatos ao estatuto de Projeto de Interesse Regional para, posteriormente, se candidatarem aos fundos comunitários previstos para este tipo de investimento.


Anexos:
2012.07.19-SReS-Inquerito.mp3


GaCS

Sem comentários: