quinta-feira, 26 de julho de 2012

José Contente elogia direção dos Bombeiros da Povoação


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos elogiou, ontem à noite, a direção e o comando dos Bombeiros Voluntários da Povoação porque, num quadro de dificuldades, tem conseguido elevar a credibilidade da associação junto da população, que confia nos corpos de bombeiros.

José Contente, que presidiu à cerimónia da passagem de Comando, mostrou-se satisfeito porque esta associação “soube vencer as dificuldades com que se depararam quando tomaram posse. E isso não tem sido uma tarefa fácil, mas é exatamente com pessoas que têm o sentido do serviço público e, naturalmente, dos serviços que os bombeiros prestam à população, que esta direção tem sabido, efetivamente, levar a bom porto o destino desta corporação”.

À nova liderança operacional, agora a cargo do Comandante Ruben Franco, o governante dirigiu palavras de incentivo, perseverança e pro-atividade em nome de um serviço de salvaguarda da segurança da população local.

O governante confirmou que tem acompanhado de perto a situação da associação dos Bombeiros da Povoação. Referiu ainda que na atual legislatura, o Governo Regional já investiu mais de 700 mil euros. Até novembro de 2011, cerca de 500 mil euros foram aplicados na comparticipação da remuneração dos tripulantes de ambulância, cuja equipa foi reforçada recentemente com mais dois elementos. No mesmo período, 47 elementos fizeram formação, um investimento superior a 10 mil euros. Em infraestruturas e veículos, foram alocados a este quartel 125 mil euros, nomeadamente para melhoria das instalações e aquisição de um veículo de socorro.

“Nos Açores ainda conseguimos apoiar fortemente as nossas associações de bombeiros, evitando o que já está a acontecer no continente”, cujas restrições orçamentais estão a obrigar ao encerramento de algumas corporações, sublinhou José Contente.

No entanto, relembrou, os recursos não são “infindáveis”, razão pela qual se exige uma gestão racional e eficiente dos dinheiros públicos. “Esta associação, assim como as outras 16 corporações açorianas, devem gerir, de forma equilibrada e sustentada, os recursos de que dispõem”, apelou.

O Secretário da tutela frisou que as calamidades que os governos de Carlos César ultrapassaram fizeram com que se elegesse a segurança e proteção civil como uma das áreas prioritárias do executivo açoriano. Neste sentido, houve uma aposta forte nos equipamentos, infraestruturas e na formação e qualificação dos corpos de bombeiros. Este investimento reforçou a capacidade e a qualidade do serviço de proteção civil, reconhecida nacional e internacionalmente.

José Contente considerou as corporações devem manter um “espírito de responsabilidade, de causa e serviço público, com coragem, abnegação e com a aposta continuada na qualificação dos bombeiros”, para que os açorianos continuem a sentir-se seguros e confiantes na qualidade do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros Voluntários dos Açores, “a frente avançada da Proteção Civil na Região e que em primeiro lugar garantem a segurança aos cidadãos”.


Anexos:
2012.07.26-SRCTE-PassagemComandoPovoação.mp3


GaCS

Sem comentários: