quarta-feira, 25 de julho de 2012

Cláudia Cardoso anuncia medidas concretas para facilitar o trabalho dos professores e melhorar o sucesso educativo


A SREF anunciou, à margem duma entrevista para a RTP-Açores a propósito da preparação do próximo ano letivo, medidas concretas para facilitar o trabalho dos professores, aumentar a eficiência da distribuição de serviço docente e melhorar o desempenho escolar dos alunos a serem implementadas a partir de Setembro. Na altura Cláudia Cardoso explicou que  estas medidas surgem na sequência dos resultados do ensino básico obtidos nas provas de avaliação externa nas disciplinas de Português e Matemática e da reflexão feita sobre a necessidade do aperfeiçoamento de algumas formulações no âmbito da implementação dos novos programas de Português e Matemática do ensino básico, essenciais para a qualidade do ensino. Desta forma, disse “o governo vai introduzir alguns reajustamentos no processo de consolidação na implementação dos novos programas do ensino básico, com o objetivo de aumentar a eficiência na distribuição do serviço docente e a valorização dos resultados escolares, aprofundando nas unidades orgânicas uma pedagogia da autonomia e da responsabilidade”.

A SREF referiu que na sequência dos resultados obtidos no ensino básico nas provas de avaliação externas nas disciplinas de Português e de Matemática o governo decidiu reforçar a implementação dos novos programas do Ensino Básico. Com estas medidas o Governo pretende “aumentar a eficiência do trabalho dos professores e contribuir para a melhoria do sucesso educativo dos alunos”.

“A aposta no 1º ciclo do ensino básico é determinante para o sucesso educativo futuro dos alunos”, referiu a governante, pelo que a partir do próximo ano letivo, os docentes titulares de turma ficam dispensados de lecionar a área de Expressão Física-Motora, ficando esta a cargo do professor do 2º ciclo, sendo estes tempos utilizados para o reforço do ensino da Língua Portuguesa e da Matemática.

A SREF adiantou ainda que “por proposta dos professores o Conselho Executivo pode autorizar a permuta da lecionação das áreas curriculares de Português e Matemática entre pares de professores do mesmo estabelecimento de ensino”, garantindo assim a possibilidade do docente que se sente mais confortável no ensino da Matemática o possa fazer a diversas turmas do mesmo estabelecimento de ensino em que lecciona.

No que diz respeito ao 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, a SREF anunciou que será concedido um crédito horário letivo às Unidades Orgânicas que o solicitarem até ao limite máximo de 2 segmentos de 45 minutos por turma.

Com estas medidas, assegurou Cláudia Cardoso “garante-se, por um lado, a autonomia da escola e, por outro, criam-se condições para o reforço da aplicação dos novos programas de Português e Matemática, assegurando um contributo efetivo para a melhoria dos resultados escolares dos alunos”.



GaCS

Sem comentários: