domingo, 29 de julho de 2012

Governo Regional prossegue aposta na renovação da frota pesqueira açoriana


O Subsecretário Regional das Pescas, Marcelo Pamplona, enalteceu, hoje, em Vila Franca do Campo, o grande empenho do executivo regional na renovação da frota de pesca dos Açores.

O governante, que falava em representação do Presidente do Governo, na cerimónia de batismo da traineira “André Tiago”, propriedade do armador João Natalino Bolarinho, revelou que nos últimos quatro anos o Governo Regional apoiou a construção de 120 novas embarcações, num total da frota açoriana de 650 barcos.

A embarcação hoje, batizada, tem 16 metros de comprimento, é polivalente e pode pescar peixe de fundo nomeadamente, peixe-espada preto ou atum, num investimento que ultrapassa um milhão de euros, 308 mil euros do Governo Regional, e restante a cargo do armador, revelou o Subsecretário Regional das Pescas.

Nesse sentido, o processo de modernização dos barcos açorianos, é para Marcelo Pamplona um sucesso, pois são investimentos como este, que fazem com a frota regional possa ser mais competitiva e, ao mesmo tempo atribui aos pescadores melhores condições de trabalho, para saírem para o mar, na próxima década.

Por outro lado, esta renovação dota os homens do mar com os instrumentos adequados para o futuro e para aproveitarem os picos das espécies pelágicas, dado que estes barcos têm outras potencialidades, para usufruírem dos recursos dos mares dos Açores, sublinhou o governante.

Marcelo Pamplona congratulou-se, ainda, com o batismo da nova traineira “André Tiago” construída por um armador de Vila Franca do Campo, com grande tradição de pesca naquele concelho da Ilha de S. Miguel, desejando-lhe as maiores felicidades.


Anexos:
2012.07.29-SsRP-batismoVFC.mp3


GaCS

Sem comentários: