quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Museu de Angra do Heroísmo apresenta várias exposições em janeiro


O Museu de Angra do Heroísmo disponibiliza durante o mês de janeiro diversas exposições temporárias, além da realização de um ateliê, promovido pelo seu Serviço Educativo.

Na Sala do Capítulo, está patente ao público até 19 de maio uma mostra intitulada “Aparência e Quotidiano”, que propõe uma reflexão em torno dos processos de obtenção/confeção do vestuário e dos têxteis domésticos do dia a dia, dos cuidados que lhes dispensamos e dos modos como os reutilizamos, questionando a forma como tais hábitos podem ser vistos, na contemporaneidade, à luz da sustentabilidade.

O Museu de Angra do Heroísmo apresenta também a videoinstalação “O Carnaval é um Palco, a Ilha uma Festa”, da autoria de Rui Mourão, que pode ser visitada até 12 de fevereiro e cruza antropologia com videoarte, dando o autor conta do processo de transfiguração coletiva de uma ilha ciclicamente transformada em palco.

Na Sala de Destaques, até 20 de janeiro, através de peças, textos e imagens, a mostra “Seminário de Angra: o Coração da Diocese” apresenta a história de uma instituição que, ao longo de 150 anos, se dedicou à formação humana, religiosa, cultural e académica dos açorianos.

Na mesma sala, pode ser visitada até 2 de junho a exposição “Lacerda: (Geo)Grafias da Memória”, comemorativa do lançamento do CD Francisco de Lacerda (1869-1934): os legados do maestro, onde são apresentados diversos documentos, incluindo correspondência, dedicatórias, fotografias, textos e desenhos, que comprovam a convivência social de Lacerda com importantes artistas e intelectuais da sua época.

O Serviço Educativo do Museu promove no próximo sábado, entre as 14h00 e as 17h30 o ateliê pedagógico “Livros de Horas”, com sessões destinadas a crianças e adultos, onde a formadora Mariana Almeida orientará oficinas de encadernação por dobragem e por costura. A frequência do ateliê depende de agendamento prévio.




GaCS

Sem comentários: