terça-feira, 30 de abril de 2013

Direção Regional da Cultura edita Roteiros Culturais dos Açores


A Direção Regional da Cultura (DRaC), em parceria com o Observatório do Mar dos Açores, acaba de editar o primeiro de uma série de cinco Roteiros Culturais dos Açores – Património Baleeiro.

Este primeiro roteiro, dedicado às ilhas das Flores e do Corvo, sugere interessantes itinerários pelos Complexos Baleeiros de Santa Cruz, das Lajes, da Fajã Grande e do Varadouro Baleeiro de Ponta Delgada, na ilha das Flores, bem como pelo Posto Baleeiro de Vila do Corvo.

O roteiro apresenta ainda uma resenha histórica e uma cronologia, onde são enumerados os mais importantes acontecimentos que marcaram a atividade baleeira nas ilhas do Grupo Ocidental dos Açores, desde 1856 até à atualidade.

Esta série de roteiros sobre o património imóvel baleeiro, com direção científica e textos de Márcia Dutra Pinto, decorre do trabalho de inventariação de todos os locais associados a esta atividade no arquipélago.

Realizado entre junho de 2011 e julho de 2012, o Inventário do Património Baleeiro Imóvel dos Açores inclui 186 estruturas identificadas, entre as quais se destacam complexos e postos baleeiros, fábricas, varadouros, vigias, casas de botes e rampas de varagem, que se situam sobretudo nas ilhas do Pico, S. Miguel, Faial e Flores.

Os Roteiros Culturais dos Açores – Património Baleeiro podem ser adquiridos nas Lojas de Cultura e nas Lojas do Observatório do Mar dos Açores.



GaCS

Sem comentários: