sexta-feira, 19 de abril de 2013

Projeto SIV novamente premiado a nível nacional


O Projeto SIV (Suporte Imediato de Vida), que já tinha sido premiado a nível nacional no âmbito do galardão 'Hospital do Futuro 2011/2012', foi agora distinguido com uma menção honrosa no concurso promovido pela Kaisen Lean, na categoria 'Excelência no Setor da Saúde'.

Neste concurso, referente a 2012, foram finalistas na categoria 'Excelência no Setor da Saúde', o Centro Hospitalar do Porto, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.

O projeto SIV já tinha sido premiado a nível nacional no âmbito do 'Hospital do Futuro 2011/2012', na categoria 'e-saúde' pelo seu caráter inovador nas vertentes ligadas às tecnologias de informação.

Este projeto surgiu com o objetivo de melhorar o atendimento às situações de emergência médica na Região Autónoma dos Açores, destacando-se a capacidade de transmissão de dados clínicos do local da ocorrência em tempo real e o atendimento das chamadas feitas para o número de emergência 112 por enfermeiros, que é uma inovação em Portugal, uma vez que nas restantes localidades este atendimento é assegurado por operadores de central de emergência.

A utilização de profissionais de saúde permite um melhor reconhecimento dos sinais e sintomas, a pesquisa de queixas específicas e a tomada de decisões clínicas sobre o tipo de resposta a dar à chamada.

Outro aspeto inovador é a utilização de 'tablets' nas viaturas, onde estão disponíveis dados como os protocolos de atuação, as fichas de registo de ocorrência ou listas de verificação diárias.

Os registos são enviados por correio eletrónico para o SRPCBA, para os hospitais ou para centros de saúde.

No seu primeiro ano de funcionamento, as viaturas SIV atenderam 3.352 situações, tendo sido possível, na maioria dos casos, medicar e estabilizar os doentes antes de chegarem ao hospital.

As viaturas SIV funcionam nas ilhas S. Miguel, Terceira e Faial, devendo ao longo do corrente ano ser o serviço alargado à ilha do Pico.

A menção honrosa agora atribuída pelo Kaizen Institute foi entregue, numa cerimónia realizada em Lisboa, ao Presidente do Serviço Regional da Proteção Civil e Bombeiros dos Açores, José Dias, que estava acompanhado pela enfermeira Joana Trovão e pelo tripulante de ambulância de socorro, Renato Coelho.

O Kaizen Institute é um multinacional, fundada na Suíça, que fornece serviços de consultoria a empresas e instituições públicas em mais de 35 países e tem como objetivo implementar estratégias para a melhoria da qualidade dos produtos e serviços.




GaCS

Sem comentários: