segunda-feira, 22 de abril de 2013

Piedade Lalanda diz que os idosos devem ser apoiados preferencialmente nas suas próprias casas


A Secretária Regional da Solidariedade Social reafirmou hoje, em Vila do Porto, que o Governo dos Açores pretende continuar a apoiar, tanto quanto possível, os idosos nas suas próprias casas.

“O que se pretende, essencialmente, é aumentar os serviços junto dos idosos nas suas residências e travar, digamos assim, a necessidade de ir para os lares”, disse Piedade Lalanda, que falava no final de uma visita ao Lar de Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, no âmbito da visita estatutária do Governo dos Açores a Santa Maria.

Nesse sentido, para melhorar o apoio ao domicílio nesta ilha, foi realizada uma reunião entre representantes da Santa Casa da Misericórdia, do Recolhimento de Santa Bárbara e da Salvaterra, tendo a Secretária Regional salientado o estabelecimento de sinergias locais que vão ao encontro da opção defendida pelo Governo.

Para a Secretária Regional, esse objetivo não dispensa “reconhecer que, numa fase de maior dependência, os lares são necessários”. 

No lar que hoje visitou encontram-se 26 idosos, com uma média de idades que ronda os 80 anos, entre os quais uma utente que completará 100 anos em janeiro de 2014.

Para Piedade Lalanda, isso “dá bem a nota de que esta esperança de vida, sobretudo das mulheres, porque os lares são, sobretudo, frequentados por mulheres, é algo com a que a nossa sociedade se defronta e é preciso ter resposta para as várias etapas da velhice – em último recurso, os lares”.



GaCS

Sem comentários: