segunda-feira, 22 de abril de 2013

Intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes


Texto integral da intervenção do Secretário Regional do Turismo e Transportes, Vítor Fraga, proferida hoje, em Vila do Porto, na cerimónia de lançamento da primeira pedra da estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais (RAEGE):

“Com este ato formalizamos o início de uma empreitada há muito desejada.

Hoje damos início à construção de uma nova estação que, acreditamos, contribuirá para colocar Santa Maria num novo ciclo de desenvolvimento.

Fruto do investimento e determinação do Governo dos Açores, esta estação está inserida numa rede mais vasta, numa parceria efetuada com o Governo de Espanha.

Este projeto, à semelhança de outros, classificado como tecnologicamente avançado, vai permitir que os Açores se posicionem no mapa global da indústria das comunicações.

Os Açores, fruto da sua posição geográfica, poderão estar no centro destas dinâmicas que surgem todos os dias.

Para que tal aconteça, será necessário que todos nós, Governo e empresas, continuemos a fazer o nosso caminho.

É preciso continuar a investir na captação de projetos desta natureza, criar condições favoráveis à instalação nos Açores de entidades e empresas de desenvolvimento tecnológico e reforçar a aposta na formação qualificada nas áreas das engenharias e das tecnologias.

A estação que vai ser construída neste local trará, estou certo, várias vantagens aos Açores.

Em primeiro lugar, porque é constituída por equipamentos únicos no país, na área das comunicações e eletrónica.

Por outro lado, as suas características inserem-se numa rede muito restrita de estações que usam tecnologia VLBI 2010.

No mundo são apenas 9 e uma delas estará em Santa Maria.

Este investimento viabilizará ainda a entrada dos Açores em diversas organizações mundiais e a consequente abertura de canais de comunicação e ligação diretos com empresas e universidades de excelência.

O Governo continua convicto de que os Açores têm, por direito próprio, presença assegurada e lugar de destaque no desenvolvimento das tecnologias da comunicação.

Este é, por isso, um caminho que continuaremos a percorrer, trabalhando no sentido de criar condições para o surgimento de um ecossistema favorável, onde as empresas sintam que há, de facto, oportunidades únicas e viáveis na Região.

O trabalho desenvolvido por esta estação da Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais será também de extrema utilidade para os Açores, sendo determinante que os dados que sairão em bruto desta estação possam ser “trabalhados” e utilizados a vários níveis, como ao nível da proteção civil, da georreferenciação, da indústria espacial e da deteção remota, por exemplo.

Quando este investimento de 5 milhões de euros estiver finalizado, Santa Maria dará mais um passo importantíssimo neste percurso que tem vindo a fazer, rumo a um papel de destaque no panorama do desenvolvimento global ao nível das tecnologias espaciais.

Queremos através desta estação alavancar a captação de projetos científicos de várias universidades, permitindo, por esta via, a vinda de técnicos especialistas a Santa Maria com regularidade.

Por outro lado, queremos abrir esta estação à nossa universidade e outras onde estudam açorianos, criando assim, condições para que os nossos jovens possam sentir que vale a pena enveredar pelo mundo das novas tecnologias.

Posso assegurar que não ficaremos pelas meras intenções.

Deste modo, estou em condições de anunciar que é nosso propósito criar um programa específico para as tecnologias das comunicações, onde seja possível promover os Açores como um local onde este tipo de projetos e investimentos é apoiado e bem-vindo.

Teremos de ter força de venda para que, à escala global, possamos captar outros interesses.

Este é um trabalho que teremos de desenvolver em conjunto.

A convicção e o empenho que os marienses e o Governo dos Açores depositam nesta vertente do nosso desenvolvimento levará ao sucesso merecido nesta área.

Em nome do futuro de Santa Maria, em nome do futuro dos Açores.

Assim, deixo-vos com o repto de trabalharmos juntos para conseguirmos mais para a nossa terra.




GaCS

Sem comentários: