quinta-feira, 25 de abril de 2013

Governo dos Açores inicia sexta-feira, em S. Jorge, o debate da Estratégia Nacional para o Mar


A Secretaria Regional dos Recursos Naturais, através da Direção Regional dos Assuntos do Mar, promove sexta-feira, às 16h00, uma sessão no Auditório de Velas, em S. Jorge, que inicia uma série de momentos de debate a promover em todas as ilhas dos Açores sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar.

A sessão começará com uma introdução sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar por parte da Direção Regional dos Assuntos do Mar, seguindo-se intervenções dos presidentes do Clube Naval de Velas, do Conselho de Administração da Fábrica de Santa Catarina e da Associação de Pescadores de São Jorge, seguindo-se um período de debate.

A próxima sessão está agendada para o dia 2 de maio, na ilha do Pico.

A Estratégia Nacional para o Mar é a proposta de instrumento de política pública que apresenta a visão de Portugal para o período 2013–2020, no que se refere ao modelo de desenvolvimento assente na preservação e utilização sustentável dos recursos e serviços dos ecossistemas marinhos, apontando um caminho de longo prazo para o crescimento económico, inteligente, sustentável e inclusivo, assente na componente marítima.

A concretização e os resultados desta política, transversal e multissetorial, dependem do envolvimento dos agentes públicos e privados, pelo que é determinante a sua participação na formulação desta Estratégia.

Nesse sentido, é lançado um apelo à ampla participação da sociedade, como passo fundamental para garantir o reconhecimento e a partilha da visão e dos objetivos estabelecidos.

Os documentos sobre a proposta de Estratégia Nacional para o Mar estão acessíveis a partir do Portal do Governo na Internet, na página da Direção Regional para os Assuntos do Mar (http://mar.srrn.azores.gov.pt), sendo que a consulta pública termina a 31 de Maio.




GaCS

Sem comentários: