quarta-feira, 17 de abril de 2013

Vítor Fraga garante que obrigações de serviço público para o transporte marítimo ficam concluídas até final do ano


As obrigações de serviço público que o Governo dos Açores está a “delinear” para o transporte marítimo no arquipélago estarão concluídas até ao final do corrente ano, anunciou hoje, na Horta, o Secretário Regional do Turismo e Transportes.

Vítor Fraga falava na Assembleia Legislativa, durante o debate de um projeto de resolução apresentado pelo PCP recomendando ao Governo a aquisição de um navio, com capacidade de transporte de passageiros, veículos e carga, para o estabelecimento de uma ligação marítima regular entre as ilhas de São Miguel e Santa Maria.

O Secretário Regional considerou que esta proposta do PCP “é claramente uma medida avulsa, inconsequente e que não se enquadra naquilo que deve ser a boa gestão dos recursos públicos da Região”.

“Não vale, por isso, a pena apostarmos em medidas desta natureza”, frisou Vítor Fraga, sublinhando que esta proposta não reflete “uma visão global e estratégica do que deve ser o transporte marítimo de passageiros e de cargas nos Açores”, assim como “não visa a eficiência e uma utilização adequada dos recursos públicos”.

Nesta área, salientou o Secretário Regional, “o objetivo primordial do Governo é servir com eficiência, eficácia e fiabilidade as necessidades de mobilidade dos açorianos”, potenciando a criação do mercado interno e promovendo a coesão económica, social e territorial dos Açores.

Vítor Fraga salientou que, nesse sentido, o Governo Regional prepara-se para “estabelecer obrigações de serviço público para promover e criar um tráfego regional, dinamizando os atuais operadores locais”.

“Iremos igualmente implementar um circuito regular de passageiros e carga rodada entre as ilhas do grupo Central, com tarifário equilibrado e que sirva de regulador do mercado para todo o tráfego na Região”, acrescentou.

“Trata-se de ter uma visão estratégia que irá certamente revolucionar o transporte marítimo de passageiros e de carga na Região, com o objetivo claro de dinamizar as economias de cada uma das ilhas”, afirmou o Secretário do Turismo e Transportes.



GaCS

Sem comentários: