terça-feira, 23 de abril de 2013

Vasco Cordeiro destaca aposta do Governo Regional na reabilitação urbana


O Presidente do Governo dos Açores considerou hoje que as obras de construção da futura Creche de Vila do Porto, em Santa Maria, representam bem a aposta do executivo regional na reabilitação urbana, mas também a atenção que dá a este serviço social em benefício das famílias marienses.

“É uma infraestrutura que sinaliza bem a atenção e o cuidado que o Governo coloca neste benefício às famílias de Santa Maria, que, com este equipamento, têm melhores condições onde deixar os seus filhos”, afirmou Vasco Cordeiro, em declarações aos jornalistas no final de uma visita às obras, no âmbito da visita estatutária à ilha de Santa Maria.

O Presidente do Executivo salientou que esta obra também reflete “uma das preocupações do Governo Regional, que é a reabilitação urbana, recuperando na malha urbana existente em Vila do Porto um imóvel de características muito interessantes e, simultaneamente, garantindo os objetivos de ajudar as famílias, ajudar as empresas, por via da reabilitação urbana, e dar também uma aparência mais vistosa ao centro de Vila do Porto”.

A futura creche, num investimento que ronda 1,4 milhões de euros, terá capacidade para acolher cerca de meia centena de crianças, ficando instalada num antigo edifício do centro histórico que está a sofrer profundas obras de reabilitação.

Para Vasco Cordeiro, este é um exemplo para replicar noutros pontos do arquipélago, recordando que o Governo dos Açores “tem em vigor uma orientação que privilegia de forma decidida a recuperação de imóveis na malha urbana existente, quer para as necessidades de habitação social, quer para as necessidades de equipamentos coletivos”.

“Esta orientação só tem duas exceções: quando já existam compromissos assumidos, contratos, obrigações legais quanto ao lançamento de construções de raiz ou quando seja objetivamente impossível”, frisou, assegurando que o Executivo açoriano manterá esta aposta na reabilitação urbana “sempre que isso seja possível”.




GaCS

Sem comentários: