segunda-feira, 15 de abril de 2013

Governo Regional faz balanço positivo da Agenda para a Criação de Emprego e anuncia mais medidas


O Governo dos Açores vai lançar um conjunto de medidas de incentivo à promoção e comercialização de produtos açorianos no exterior, bem como de incremento do seu consumo na Região, anunciou hoje o Vice-Presidente do executivo regional.

Sérgio Ávila, que falava numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo para analisar a execução da Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, salientou que essas medidas incluem um novo Sistema de Incentivos à Promoção e Comercialização Externa, uma Linha de Crédito à Exportação e campanhas de promoção e comercialização de produtos regionais.

O Governo dos Açores propõe-se ainda, segundo o Vice-Presidente, criar “condições propícias a um ecossistema favorável ao empreendedorismo e inovação, conferindo execução ao Plano Estratégico para o Fomento do Empreendedorismo 2013-2016", recentemente aprovado e que foi apresentado publicamente a 11 de abril.

Este plano contempla o estabelecimento de um Business Innovation Centre, dos projetos Incuba Açores e Crowdfunding Açores, da iniciativa Star Up Açores e do programa Empreende Açores.

Com estas medidas, o executivo pretende continuar a concretizar a “grande prioridade da sua ação”, orientada para a criação de emprego e o apoio às famílias, consubstanciada na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

Sérgio Ávila recordou que o Governo procurou “assegurar uma concertação estratégica com os agentes económicos”, promovendo auscultações prévias, manifestando-se satisfeito com o grau de execução da Agenda, que, em alguns casos, superou os objetivos inicialmente previstos.

“Apenas no primeiro trimestre, está já implementada ou em fase de execução mais de metade das medidas da Agenda previstas para dois anos, ou seja, 57% do que nos propusemos fazer está feito ou em vias de se concretizar”, frisou.

O ritmo de execução da Agenda, com 22 das 62 medidas já concretizadas e outras 13 em fase implementação, levou Sérgio Ávila a assegurar que “serão integralmente cumpridas as medidas previstas para 2013”, mas também que “as medidas previstas para 2014 serão todas concretizadas nos prazos previamente definidos“.

O Vice-Presidente salientou, no entanto, que “mais do que a sua simples execução, são importantes o impacto e o resultado das medidas da Agenda Açoriana já implementadas”, como é o caso da prorrogação do Estagiar L e T, que já abrangeu 468 estagiários, ou do programa de inserção do Estagiar L e T, que já garantiu a contratação de mais 144 colaboradores nas empresas açorianas.

Outros exemplos avançados respeitam aos programas Integra + e Integra Start Up, que contribuíram com 31 novas contratações, ou ainda o CPE Premium, de criação do próprio emprego, que possibilitou o aparecimento de 14 novos negócios.

A formação, reforçada pelo programa de Aquisição de Competências Básicas e pelo Reativar Tenológico, envolveu mais de 670 formandos, revelou Sérgio Ávila, que afirmou ser esta “outra área fundamental para garantir uma maior empregabilidade dos desempregados”.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores aludiu também à diminuição de custos de contexto no tecido económico regional, exemplificando com a redução do custo de transportes aéreos dos produtos regionais nas ilhas de coesão, bem como com a isenção das taxas sanitárias, a concretização do licenciamento zero e o combate à economia paralela, para fazer um balanço positivo da ação governamental balizada pela Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.

“O Governo Regional está, pois, cumprindo integralmente os compromissos que assumiu em matéria de políticas de criação de emprego, de desenvolvimento económico e de apoio às famílias e às empresas”, sustentou Sérgio Ávila.

“Sabemos que é um trabalho difícil, um trabalho árduo, mas estamos capacitados para o desenvolver e sentimos que podemos contar com os açorianos e com o seu espírito combativo para nos ajudar a puxar os Açores para cima”, concluiu o Vice-Presidente do Governo.



GaCs

Sem comentários: