segunda-feira, 15 de abril de 2013

Vasco Cordeiro desafia empresas a aproveitarem Parques Tecnológicos de São Miguel e Terceira


O Presidente do Governo dos Açores desafiou hoje as empresas ligadas ao setor das tecnologias a aproveitarem as condições que os Parques Tecnológicos de São Miguel e Terceira vão disponibilizar, infraestruturas que se assumem como “peças essenciais do desenvolvimento” de uma economia do conhecimento e da inovação.

“Estas infraestruturas – primeiro em São Miguel e, posteriormente, na Ilha Terceira -não são um valor pelo simples facto de existirem, mas sim na exata medida em que estiverem ao serviço da economia e das empresas”, salientou Vasco Cordeiro.

O Presidente do Executivo Regional falava, em Ponta Delgada, na cerimónia de inauguração do Centro de Formação e Certificação Técnica da PT e assinatura de um protocolo desta empresa com a Escola de Novas Tecnologias dos Açores (ENTA).

“Deixo o desafio à PT, assim como a outras empresas do setor, para que, cada vez mais, desenvolva um maior e efetivo comprometimento com o desenvolvimento dos Açores, assumindo e aproveitando as diversas iniciativas e mecanismos ao seu dispor”, afirmou.

Vasco Cordeiro frisou que estas empresas podem considerar que terão no Governo dos Açores "um parceiro empenhado e comprometido também com o seu sucesso, o mesmo é dizer com o sucesso das nossas ilhas e da nossa economia”.

O Presidente do Governo dos Açores anunciou, por outro lado, a implementação de várias medidas destinadas à criação de emprego e à qualificação dos Açorianos, alegando o contributo das áreas científica e tecnológica para o desenvolvimento económico da Região.

“Não recusamos esta responsabilidade, que assumimos com toda a frontalidade e toda a clareza, nomeadamente na criação de medidas e de ações que possam potenciar esta aposta na qualificação dos Açorianos”, afirmou Vasco Cordeiro.

Segundo adiantou, tendo em conta que as áreas científicas e tecnológicas se assumem também como alicerces para o crescimento económico e criação de emprego, o Governo dos Açores tem várias medidas em curso e que estão a ser trabalhadas, como é o caso da nova geração de incentivos às empresas, que vai ser um fator que permitirá um salto qualitativo da economia e na forma como a Região se afirma a nível nacional e europeu.

Além disso, o Governo vai lançar, em breve, o Programa Start Up Azores, destinado aos empreendedores regionais, nacionais e internacionais e que assume como um dos seus eixos prioritários a instalação nos Açores de empresas na área tecnológica e científica.




GaCS

Sem comentários: