segunda-feira, 15 de abril de 2013

Museus dos Açores assinalam Dia Internacional dos Monumentos e Sítios


Os museus Carlos Machado, em Ponta Delgada, da Horta, na ilha do Faial, e do Pico, na Vila das Lajes, vão assinalar na quinta-feira o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O Museu Carlos Machado associa-se a este evento com a abertura do projeto 'Tradições com Horizonte', que será realizado em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato e com a cooperativa regional de economia solidária Cresaçor.

O programa inclui a realização de diferentes atividades, tais como a visualização do documentário 'Os Trabalhos do Linho', da autoria de Teresa Tomé, uma visita orientada pela coordenadora da coleção de Etnografia Regional ao apontamento expositivo de peças do acervo do museu, um encontro entre artesãos e o público e uma atividade lúdico-pedagógica destinada aos mais novos, denominada 'Lançadeira Humana'.

O Museu da Horta comemorará este Dia Internacional promovendo, às 10h00 e às 14h00, a realização de atividades destinadas a crianças dos 1.º e 2.º ciclos.

O programa começa com uma visita guiada ao Museu da Horta e à zona histórica da cidade, através da qual as crianças terão oportunidade de identificar as antigas e as atuais funções dos espaços, as épocas da sua arquitetura e perceber a vulnerabilidade do património, resultando desta visita um roteiro elaborado pelos participantes, que ilustrará o percurso efetuado.

O Museu do Pico assinala a data com um programa que procura contribuir para a perpetuação da memória baleeira junto das faixas etárias mais jovens.

Neste sentido, será promovida uma atividade educativa no Museu dos Baleeiros e no Porto das Lajes do Pico, com o apoio do Clube Náutico local, que consistirá num pequeno itinerário para as crianças da Escola Primária das Lajes do Pico, que assim terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a biologia do cachalote, da história da caça à baleia e realizarão, no final, um passeio num bote baleeiro.

Esta atividade, intitulada 'Embarcando na Memória' e enquadrada no âmbito da salvaguarda do património cultural imaterial, pretende sensibilizar a comunidade escolar para a importância dos museus enquanto locais privilegiados de preservação, estudo, divulgação e fruição cultural, mas também como espaços de aprendizagem não formal.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que se celebra anualmente a 18 de abril, tem como tema para 2013 o 'Património da Educação'.




GaCS

Sem comentários: