quarta-feira, 17 de abril de 2013

Birdlife International destaca conservação do Priolo em Bruxelas


Foto: SPEA
Priolo
 
A Birdlife International promove hoje em Bruxelas um encontro dirigido a técnicos e responsáveis sectoriais da Comissão Europeia dedicado ao tema "Como pode a Natureza alavancar outros sectores?". Um dos destaques deste evento é a conservação do Priolo, nos Açores, como um exemplo do impacto económico que projetos de conservação da natureza podem ter nas economias locais.

Este encontro é organizado pela divisão europeia da Birdlife International, juntando técnicos de projetos de conservação e responsáveis pelo desenvolvimento e implementação das políticas europeias de ambiente, agricultura, coesão e marinha. Desta forma pretende-se partilhar boas práticas e resultados mostrando a relevância da conservação da natureza na Europa como forma de desenvolver outros sectores de forma mais sustentável.

A conservação do Priolo, que vai ser apresentada pelo coordenador do projeto Joaquim Teodósio da SPEA, tem sido um bom exemplo da importância destes projetos para dinamizar de forma abrangente e mais integral as economias de zonas rurais. A importância do projeto reflete-se por exemplo ao nível da criação de emprego, com cerca de 20 postos diretos de trabalho anuais nos concelhos do Nordeste e Povoação, ou nas mais de 150 empresas já abrangidas pelo projeto nos Açores, assim como o próprio impacto no PIB da Região, avaliado em 2008 em cerca de 350.000€ de contribuição anual. Também ao nível da recuperação de áreas naturais que fornecem importantes serviços às populações (qualidade e quantidade de água e proteção do solo, por exemplo).

Outra importante vertente tem sido a promoção e divulgação dos Açores e do seu património natural que tem sido um importante ponto de atração a nível turístico A este nível destaca-se o processo que levou à atribuição da Carta Europeia de Turismo Sustentável para as Terras do Priolo (concelhos de Nordeste e Povoação), bem como a Marca Priolo (que já registou 20 pedidos de adesão por parte de empresas). A Carta Europeia de Turismo Sustentável e a Marca Priolo são excelentes exemplos de boas práticas na gestão da Natureza e participação pública, aliadas ao desenvolvimento local, tendo sido alvo de interesse por parte dos vários participantes deste Seminário. Estes processos participativos em curso nos Açores são ainda bastante pioneiros em todo o território português.

Já no final da semana passada, o Turismo Ornitológico nos Açores e o impacto socioeconómico dos Projetos de conservação do Priolo e do seu habitat na Região, estiveram em destaque no seminário organizado em Castro Verde pela Liga para a Proteção da Natureza dedicado às "Potencialidades do turismo ornitológico para o desenvolvimento sustentável de áreas rurais em Portugal".

Para Ângelo Caserta, Diretor da Divisão Europeia da Birdlife International e conhecedor do projeto de conservação do Priolo, "o trabalho feito para salvar o Priolo tem sido um exemplo não só na conservação de um património natural europeu e mundial mas também na obtenção de claros benefícios para as populações locais". Este é um dos 5 exemplos a apresentar no encontro de hoje em Bruxelas que para o Diretor da Birdlife "são exemplos a repetir por toda a Europa".

___________________________________________________________


www.spea.pt

Life Laurissilva SustentávelProjeto financiado pelo programa Life+ da Comissão Europeia, coordenado pela SPEA em parceria com a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e a Câmara Municipal da Povoação para a conservação e recuperação dos habitats naturais de floresta de laurissilva e de turfeiras de altitude.


Birdlife International –  esta é uma organização internacional que luta a nível global pela conservação das aves, seus habitats e biodiversidade global, trabalhando com as pessoas no sentido de assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais para as gerações futuras. Os parceiros da Birdlife desenvolvem o seu trabalho em mais de 100 países e territórios por todo o mundo e colaboram em programas regionais de trabalho em todos os continentes.

www.birdlife.org


Sem comentários: