sábado, 21 de setembro de 2013

É o mar que permite recentrar a real perspectiva da importância dos Açores no contexto europeu, diz Rodrigo Oliveira

“É o mar que permite recentrar a real perspetiva da importância das regiões ultraperiféricas (RUP) da União Europeia e, em particular, dos Açores”.

A afirmação é do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, Rodrigo Oliveira, falando na sessão de encerramento do Fórum Científico de Apoio à Decisão “Conhecer o Mar dos Açores III”, que salientou o contributo das RUP para o desenvolvimento de um novo paradigma de crescimento para a União Europeia, o crescimento azul.

O governante sustentou esta posição dizendo que as RUP enquadram “cerca de três milhões de quilómetros quadrados” de mar, “ e quase um terço dos quais representado pela Zona Económica Exclusiva dos Açores” o que dá uma noção clara “da importância que este mar do Açores e os das Regiões Ultraperiféricas assumem para a Europa” e para a projeção da UE no Oceano Atlântico, Norte e Sul, e no Oceano Índico.

É nesse contexto, como vincou, que as várias dimensões relativas à política marítima integrada europeia representam uma prioridade para “ a nossa atuação externa, em organismos como a Conferência das Regiões Periféricas Marítimas da Europa, que como o nome indica, é muito focada nos assuntos do mar, nos grupos de trabalho sobre planeamento espacial marinho, sobre transportes”, entre outras áreas, em que os Açores estão sempre presentes, realçando ainda realizações a alto nível que tiveram lugar na Região, como o Fórum Atlântico.

Rodrigo Oliveira salientou, por outro lado, a importância de este fórum estar integrado na iniciativa “Open Days” das cidades e das regiões da Europa. “Os «Open Days» são a iniciativa mais importante realização, no âmbito da Europa das regiões”, que inclui cerca de duas centenas de regiões e cidades da Europa envolvidas, pertencentes a 30 Estados.

A integração do “Conhecer o Mar dos Açores” nos eventos locais dos Open Days, um dos quatro que se realizam em Portugal, faz parte do conjunto de mais de trezentos que estão a acontecer em toda a União Europeia entre Setembro e Novembro, revelou o Subsecretário.

Rodrigo Oliveira disse também que parte das conclusões deste fórum vão ser levadas à Europa já em Outubro, no âmbito de uma conferência organizada pelos Açores sobre biotecnologia, em parceria com as importantes regiões europeias da Bretanha e Pays de la Loire ( da França), Astúrias ( de Espanha ), Vastra Gotaland Region ( da Suécia ) e País de Gales ( do Reino Unido).

A integração do Governo dos Açores numa das 25 parcerias dos Open Days, denominada Blue Biotechnology Regions of Europe ( BBRE ), tem por objetivo valorizar e projetar  a experiência do Fórum “Conhecer o Mar dos Açores”, levando o mesmo princípio a Bruxelas, num evento que conta, já, com mais de meia centena de inscritos, de 20 países, incluindo não europeus como o Brasil e Estados Unidos.

Anexos:
2013.09.20-SsRPRE-FórumConhecerMarAçores.mp3


GaCS

Sem comentários: