quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Governo dos Açores incentiva escolas da Região à prática do voluntariado

O Governo dos Açores incentivou hoje as escolas da Região para a prática do voluntariado, um “desafio” que pretende levar os jovens a descobrir no voluntariado uma forma de se assumirem como “construtores de uma sociedade mais solidária”.

O repto foi lançado pela Secretária Regional da Solidariedade Social, falando durante a apresentação pública do programa Escola + Voluntária, na Escola Secundária Antero de Quental, em Ponta Delgada, que contou, também, com a participação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.

Este programa do Governo dos Açores, que envolve em parceria as Secretarias Regionais da Solidariedade Social e da Educação, Ciência e Cultura, destina-se aos jovens estudantes dos 2º e 3º ciclos, do secundário e do ensino profissional.

Com esta iniciativa, o executivo açoriano pretende reconhecer e valorizar projetos que promovam ações de voluntariado em ambiente escolar.

“O que estamos, no fundo, a propor é que tenham uma atitude promotora da inclusão social”, frisou Piedade Lalanda, para quem “o voluntariado é uma arma de combate à exclusão social”, porque “é desde logo uma arma de combate à indiferença”.

“É preciso preocuparmo-nos com os outros. É preciso ter atenção aos outros para realmente a cidadania ser uma realidade”, disse.

Neste sentido, a Secretária Regional afirmou, que o programa Escola + Voluntária pretende contribuir para abrir, ainda mais, o espaço escolar à comunidade envolvente e promover “práticas e valores positivos”.

Na ocasião, o Secretário Regional e da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, considerou que Antero de Quental foi, pela sua vida e obra, “um dos maiores exemplos de voluntariado, a todos os níveis”, destacando, entre outros, o papel que teve a nível político, porque se “bateu pela democracia, pela liberdade de expressão, pela capacidade do direito ao voto”.

“Cada um, dentro das suas capacidades - na música, no desporto, na literatura, nas artes plásticas -, dá aquilo que pode dar, para que o outro, seja ele quem for, tenha as mesmas oportunidades, tenha a possibilidade de triunfar também”, sublinhou.

Para Luiz Fagundes Duarte, “quando a escola envolve nas suas atividades a formação, o apoio à capacidade dos jovens para saírem deles e entrarem um pouco no mundo dos outros e darem o seu contributo está a desempenhar o seu grande papel”, uma vez que é através da “formação de cidadãos, que nós teremos um dia uma sociedade mais justa”.

No âmbito desta iniciativa, o estabelecimento de ensino que acolher o projeto vencedor terá a possibilidade de hastear uma bandeira de Escola + Voluntária.

Os alunos de Artes da Escola Secundária Antero de Quental, na ilha de São Miguel, onde se concentra esta oferta formativa, ficarão encarregados da conceção de um logotipo, que servirá de símbolo do programa.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: