quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Vítor Fraga anuncia monitorização sistemática de pontes e viadutos regionais

O Secretário Regional do Turismo e Transportes anunciou hoje que o Governo dos Açores vai lançar, no próximo mês de outubro, o Programa “Segurança +”, que consiste na “monitorização sistemática de pontes e viadutos localizados nas vias regionais”.

Vítor Fraga revelou que este programa, que será operacionalizado pelo Laboratório Regional de Engenharia Civil (LREC) e pela Direção Regional de Obras Públicas, Tecnologia e Comunicações, permitirá “um melhor planeamento na manutenção preventiva", mas também possibilitará "atuar, numa ótica de racionalização de meios, quando se tratar de intervenções reativas”.

Através do “Segurança +”, que será extensivo a todas as ilhas dos Açores, será anualmente produzido e divulgado, no site do LREC, o relatório das atividades desenvolvidas.

Vítor Fraga falava na inauguração da nova ponte da Ribeira das Taínhas, no concelho de Vila Franca do Campo, cuja construção surgiu ”com o objetivo de garantir e reforçar esta mesma segurança” e representou um investimento de cerca de 175 mil euros por parte do Governo dos Açores.

“Os próximos anos serão dedicados a valorizar o património existente e a tirarmos partido do mesmo, ou seja, a potenciar a sua utilização”, afirmou o Secretário Regional.

No caso de Vila Franca do Campo, “para além do novo acesso do Porto de Pescas, obra integrada na Carta Regional das Obras Públicas, cujo concurso está previsto ser lançado no próximo ano", Vítor Fraga adiantou que será desenvolvido "um conjunto de ações que visam criar condições para a valorização das infraestruturas existentes”.

“Pretendemos contribuir para o surgimento de novos espaços e pontos de interesse, de forma a tornar Vila Franca do Campo ainda mais atrativa para quem cá vive e para quem nos visita”, afirmou o Secretário Regional.

Anexos:


GaCS

Sem comentários: