quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Luiz Fagundes Duarte defende desporto como escola de civismo

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura, Luiz Fagundes Duarte, afirmou, em Angra do Heroísmo, que o desporto pode ter “um papel muito importante" no sistema educativo dos Açores.

Luiz Fagundes Duarte, que falava quarta-feira à noite na cerimónia de entrega de galardões a personalidades, entidades e atletas da ilha Terceira, no quadro da XII Gala do Desporto Açoriano, defendeu que a prática desportiva pode ser "uma motivação muito forte" para que os jovens açorianos alcancem o sucesso, "enquanto alunos, mas também enquanto pessoas”.

Nesse sentido, o Secretário Regional considerou que o desporto deve ser encarado como “uma escola de civismo, de formação de cidadãos, mas também uma escola que capacite para o relacionamento com os outros”.

Nesta cerimónia, em que foram galardoados os que mais se distinguiram em 2012 na área desportiva na ilha Terceira, Luiz Fagundes Duarte agradeceu o “empenho e esforço” dos diferentes agentes na construção com “êxito” de um percurso desportivo que projeta em diferentes espaços o nome dos Açores.

No total, foram distribuídos 24 troféus nas categorias de Comunicação Social, Personalidades, Resultados e Classificações Nacionais e Participações Internacionais e de Seleções Nacionais

A Gala do Desporto Açoriano visa homenagear e distinguir os agentes desportivos e as entidades do desporto escolar e do associativismo desportivo que se notabilizaram ao longo do ano anterior através dos resultados e classificações alcançados, bem como pelo contributo que deram ao desenvolvimento desportivo regional através do trabalho desenvolvido, reconhecendo assim o Governo dos Açores o seu valor social.

Para este efeito, foi criado um novo modelo descentralizado de entrega dos troféus, procurando a aproximação da população e, em particular, dos apoiantes ao atleta, ao clube, à modalidade e aos seus agentes.

Anexos:
2013.09.12-SRECC-GalaDesportoAçoriano.mp3

GaCS

Sem comentários: