sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Governo dos Açores lança linha de crédito para a reabilitação urbana

O Governo dos Açores formalizou, esta sexta-feira, uma linha de crédito destinada à reabilitação urbana, um novo instrumento financeiro que o Presidente do Governo, Vasco Cordeiro, assegurou constituir um apoio às famílias e às empresas açorianas.

“Esta Linha de Apoio à Reabilitação Urbana dos Açores visa financiar, até ao montante global de 50 milhões de euros, as operações de reabilitação e regeneração do edificado construído na Região Autónoma dos Açores, sendo beneficiários da mesma as famílias, as micro, pequenas e médias empresas e as cooperativas”, afirmou Vasco Cordeiro.

Na assinatura dos protocolos com as instituições bancárias, o Presidente do Governo adiantou, ainda, que esta nova linha de crédito, prevista na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial, permitirá a bonificação de 80 por cento do “spread” e um montante de financiamento até 75 por cento do custo total do investimento de reabilitação a realizar.

Esta medida constitui-se num importante apoio às famílias açorianas, dado o atual contexto de dificuldades acrescidas no acesso ao crédito, uma vez que trará benefícios no apoio à reabilitação ou reconstrução dos seus imóveis, incluindo a melhoria das condições de eficiência energética em habitações existentes e a aquisição e instalação de equipamentos de microprodução de energia através da utilização de fontes renováveis.

Segundo Vasco Cordeiro, na atual conjuntura económica, o Governo entende que as entidades públicas devem fazer tudo para ajudar as empresas e as famílias a ultrapassar as dificuldades existentes, designadamente, no acesso ao crédito.

“Acreditamos que esta Linha de Apoio à Reabilitação Urbana dos Açores é, também, mais um contributo para a retoma da construção civil, através do aumento da procura no segmento da recuperação de edifícios”, salientou Vasco Cordeiro.

De acordo com o Presidente do Governo, essas duas componentes de intervenção urbanística apresentam ainda um grande potencial na promoção do emprego, não apenas na construção, mas também na realização de projetos, na fiscalização e em toda a fileira de atividades subsidiárias da construção civil.

Anexos:
 2013.09.13-PGR-Reabilitação Urbana(1).mp3

GaCS

Sem comentários: