quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Governo dos Açores promove recitais com pianista Alexey Sychev

O Governo dos Açores promove durante a próxima semana a realização de quatro recitais com o jovem pianista russo Alexey Sychev, vencedor da edição de 2012 do Prémio Alexandre Rey Colaço, na classe de Virtuosismo.

Os concertos terão lugar no dia 15 de setembro, no Palácio de Sant’Ana, em São Miguel, no dia 16, no Auditório Municipal de Velas, em São Jorge, no dia 17, no Palácio dos Capitães-Generais, na Terceira, e, no dia 18, no Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, no Faial.

Os concertos de São Miguel e da Terceira terão o seu início pelas 21h30, enquanto os que decorrerão em São Jorge e no Faial começarão às 21h00.

Estes espectáculos são de entrada livre, mas os bilhetes para os recitais de São Miguel e da Terceira poderão ser levantados nas portarias do Palácio de Sant’Ana, até às 17h00 da véspera do concerto, e no Palácio dos Capitães-Generais, até às 17h00 do próprio dia do concerto.

O programa dos recitais será constituído por obras de Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Ignace Jan Paderewski, Claude Debussy, Sergei Prokofiev e Franz Liszt.

Alexey Sychev nasceu a 9 de outubro de 1988, em Lipetsk, e começou a estudar música aos sete anos, sendo atualmente um pianista laureado em numerosas competições nacionais e internacionais.

Só em 2012 ganhou quatro primeiros prémios, nomeadamente no 10.º Concurso Internacional de Piano Princesa Lalla Meryem, em Rabat, Marrocos, no 21.º Concurso Internacional de Piano “Ennio Porrino”, em Cagliari, Itália, no Concurso Mundial Online de Piano, com sede nos EUA, e no 3.º Concurso Internacional de Piano de Massarosa, Itália.

Com atuações já transmitidas na Rússia, República Checa, Holanda e Itália, Alexey Sychev já atuou no Grande Auditório do Conservatório de Moscovo, no Rudolphinum Hall, em Praga, na Salle Cortot, em Paris, e no Concertgebouw, em Amesterdão.

O pianista russo já tocou com diferentes orquestras sinfónicas na Rússia e na Europa, incluindo a Sinfónica Estadual de São Petersburgo, a Orquestra Gulbenkian, em Lisboa, a Orquestra Sinfónica Nacional da Lituânia, em Vilnius, a Orquestra Sinfónica da Rádio Checa, em Praga, e no concerto de digressão da Orquestra Sinfónica do Leste dos Países Baixos.

O Prémio Alexandre Rey Colaço foi instituído em 2004, com o objetivo de comemorar o 150.º aniversário do nascimento daquele pianista e compositor português que viveu em Marrocos.

De dois em dois anos, tem lugar o Concurso Internacional de Piano S.A.R. a Princesa Lalla Meryem de Marrocos, em Rabat, organizado pela Associação “Les Amitiés Musicales”.

Este concurso é uma competição destinada a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 35 anos, distribuídos por níveis que vão desde a Iniciação ao Virtuosismo.

O Prémio Alexandre Rey Colaço é atribuído ao vencedor da classe de Virtuosismo e traduz-se numa digressão pela Região para a realização de dois ou três concertos.




GaCS

Sem comentários: