segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sérgio Ávila defende importância da modernização do setor do artesanato

O Vice-Presidente do Governo dos Açores afirmou, na Praia da Vitória, que o artesanato é uma atividade importante, económica e culturalmente, na Região, que precisa de se renovar com novas ideias, sem abdicar do que de mais genuíno representa.
Sérgio Ávila falava domingo, na inauguração das instalações da cooperativa de artesanato “Terceira Arte”, uma iniciativa dinamizada pela Junta de Freguesia de Santa Cruz, apoiada pela Câmara Municipal da Praia da Vitória e pelo Governo Regional.
Na sua intervenção, referindo a aposta declarada pela cooperativa de procurar inovar no domínio do artesanato, Sérgio Ávila sublinhou que o mercado está aberto a novos produtos, com “as necessidades das pessoas a mudar ao longo do tempo”.
“Temos que adaptar aquilo que fazemos à realidade”, frisou, acrescentando, no entanto, que não se deve alterar “o carácter genuíno daquilo que se faz”, mas criar condições de atratividade para quem compra.
O Vice-Presidente do Governo chamou também a atenção para a importância da divulgação e da comercialização para rentabilizar ao máximo o trabalho dos artesãos, lembrando que existem sistemas de apoio que podem ser utilizados para esse fim.
Sérgio Ávila realçou ainda que o artesanato tem potencial de criação de emprego e de sustentabilidade de quem trabalha nesta área, tal como existem outras que são importantes para o desenvolvimento da Região, “com base, cada vez mais, naquilo que possamos valorizar”, aliado a uma eficaz capacidade de comercialização.
Anexos:
2013.09.15-VPG-CooperativaArtesanato.mp3
GaCS

Sem comentários: