sexta-feira, 30 de maio de 2014

Açorianos conquistam 14 medalhas no Campeonato Nacional das Profissões

Os jovens representantes dos Açores no Campeonato Nacional das Profissões, que decorreu esta semana no Porto, arrecadaram sete medalhas de ouro, cinco de prata e duas de bronze, numa competição que reuniu mais de 400 concorrentes de todo o país.

No total, entre os 16 representantes da Região no Campeonato Nacional das Profissões, 14 conquistaram medalhas que distinguiram as suas prestações.

O Vice-Presidente do Governo dos Açores disse ter recebido “com muita satisfação” a notícia destes “excelentes resultados”, acrescentando que “as 14 medalhas agora conquistadas vêm somar-se a um conjunto felizmente já vasto de excelentes prestações” dos formandos açorianos.

Para Sérgio Ávila, esta é uma “demonstração inequívoca da qualidade do ensino profissional na Região e da aposta decidida que o Governo Regional tem feito na qualificação dos nossos jovens”.

“Estes resultados constituem também um grande estímulo não só para os milhares de jovens envolvidos em ações de formação profissional, como para a juventude açoriana em geral”, acrescentou.

Sérgio Ávila disse ainda que as medalhas agora conquistadas pelos concorrentes açorianos constituem também “um estímulo para continuarmos este caminho e para cada vez mais incorporarmos qualificação na formação dos nossos jovens para que, no futuro, possam contribuir decisivamente para uns Açores mais desenvolvidos e para o crescimento económico da nossa Região”.

Os açorianos que se sagraram campeões nacionais (medalhas de ouro) são Leandro Câmara, em Desenho de Construção Civil – Auto-CAD, Alexandre Pacheco, em Eletricidade, Hugo Marques, em Gestão de Redes Informáticas, Cláudia Matos, em Tecnologias de Informação e Comunicação, Ricardo Lima, em Carpintaria, Andreia Pereira, em Pastelaria, e João Andrade, em Contabilidade.

Como vice-campeões (medalhas de prata), qualificaram-se Pedro Freitas, em Mesa e Bar, Tiago Paquete, em Receção, José Pavão, em Gestão de Redes Informáticas, Paulo Câmara, em Eletrónica, e Vasco Silveira, em Cozinha.

David Branco, em Gestão de Redes Informáticas, e Francisco Silveira, em Segurança e Higiene no Trabalho, conquistaram medalhas de bronze.

Os sete açorianos que que se sagraram campeões nacionais vão participar nos campeonatos Europeu (EuroSkills) e Mundial (WorldSkills) das Profissões.

Os Campeonatos das Profissões são competições dirigidas a jovens entre os 17 e os 25 anos e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho, que são avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos por peritos altamente qualificados (formadores, profissionais e empresários).


Anexos:
2014.05.30-VPGR-ResultadosCampeonatoNacionalProfissões.mp3

GaCS

Sem comentários: