quinta-feira, 29 de maio de 2014

Diretor Regional da Cultura profere conferência sobre o tema "Angra do Heroísmo: Que futuro para a cidade património mundial"

A Direção Regional da Cultura, através do Museu de Angra do Heroísmo, promove sábado, pelas 15h00, no âmbito do programa de dinamização da exposição "Património Mundial: do Mundo a Angra do Heroísmo", a apresentação de uma comunicação de Nuno Lopes sobre o tema "Angra do Heroísmo: Que Futuro para a Cidade Património Mundial".

Nuno Lopes, atual Diretor Regional da Cultura, fará uma análise da situação contemporânea de Angra do Heroísmo, enquanto cidade classificada como Património Mundial pela UNESCO, e as perspetivas que se lhe colocam, designadamente do ponto de vista da Administração Regional.

Licenciado pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, Nuno Lopes possui uma vasta experiência no âmbito do processo de classificação dos bens incluídos na lista do Património Mundial e respetiva gestão.

Foi responsável pela Divisão de Iniciativas Urbanísticas Municipais da Câmara Municipal de Évora entre 1990 e 1996, dirigindo posteriormente o Departamento do Centro Histórico desta cidade de 1996 a 2002.

Nuno Lopes foi ainda coordenador e vogal da Comissão Diretiva da Paisagem Protegida da Vinha do Pico, entre 2002 e 2005, e responsável pela candidatura a Património Mundial-Paisagem Cultural, além de ter coordenado o projeto de candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial (2004 a 2012) e o projeto Paisagem Cultural do Montado (2011-2012).

Entre outros projetos arquitetónicos, Nuno Lopes é autor do Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, concebido de modo a preservar a paisagem existente na área circundante, pelo que se encontra enterrado nas areias vulcânicas, até à cota do terreno antes da erupção.

O Museu de Angra do Heroísmo, com esta iniciativa, cumpre o seu objetivo de, através da exposição "Património Mundial: do Mundo a Angra do Heroísmo", propor uma avaliação do impacto gerado na cultura e na identidade das comunidades envolvidas na inclusão da Zona Central de Angra do Heroísmo na Lista do Património Mundial.




GaCS

Sem comentários: