terça-feira, 20 de maio de 2014

Governo dos Açores entrega novas viaturas à PSP e GNR

O Secretário Regional do Turismo e Transportes entregou hoje, numa cerimónia realizada em Ponta Delgada, novas viaturas à Polícia de Segurança Pública e à Guarda Nacional Republicana, num investimento global superior a 238 mil euros.

Vítor Fraga, que representou o Presidente do Governo nesta cerimónia, salientou que, “sem nunca esquecer que a responsabilidade de financiamento das forças de segurança é do Estado Português”, é necessário que estas forças “tenham ao seu dispor os meios disponíveis para continuar a defender os interesses das Açorianas e dos Açorianos em matéria de segurança, bem-estar e, por isso mesmo, de qualidade de vida”.

Na cerimónia foram entregues à PSP e à GNR duas viaturas de transporte para Equipas de Intervenção Rápida (EIR), um furgão, duas viaturas de transporte de pessoal, uma Moto 4 com atrelado e ainda duas viaturas ligeiras de passageiros.

Em dezembro, o Governo Regional já tinha cedido 14 viaturas às forças de segurança nos Açores, além de diversos equipamentos informáticos, tendo os investimentos só para a PSP, através de diversos protocolos estabelecidos entre 2012 e 2013, totalizado 987 mil euros, dos quais 550 mil através do Fundo Regional para os Transportes Terrestres.

“Perante as suas dificuldades, as quais se revelam em diversas necessidades ao nível de viaturas, equipamentos, edifícios e sistemas informáticos, havendo uma evidente falta de recursos, o Governo dos Açores decidiu, mais uma vez, apoiar estas entidades, criando os mecanismos para que, na medida da contribuição acordada, fosse possível ultrapassar esses constrangimentos”, frisou Vítor Fraga.

Na sua intervenção, salientou que este tipo de apoio “tem por base o sentido de serviço público e espírito de missão que as forças de segurança nos Açores têm revelado pôr ao serviço desta terra e do seu povo, garantindo a sua proteção, mesmo em circunstâncias menos satisfatórias, como a precaridade de meios humanos e materiais”.

O Secretário Regional lembrou ainda a firme aposta que a Região tem vindo a realizar na área da segurança rodoviária, onde ambiciona chegar a valores de referência a nível europeu.

“O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Governo Regional dos Açores, Forças de Segurança e Prevenção Rodoviária, em conjunto com todas as entidades que, de forma direta ou indireta, colaboram connosco neste âmbito, tem de prosseguir, mantendo a determinação no objetivo de reduzir o número de acidentes, mas também alertando para novas realidades, nomeadamente a existência de uma boa rede viária, que tem de ser utilizada por todos com toda a precaução e respeito pelas regras de segurança”, afirmou Vítor Fraga.

O titular da pasta dos Transportes sublinhou ainda que, para melhorar a segurança, é necessário proporcionar os meios necessários “e é também por isso que o Governo dos Açores se predispôs, desde sempre, a apoiar as forças de segurança que trabalham neste arquipélago”.

Vítor Fraga realçou, por outro lado, que a segurança ”é também uma preocupação dos turistas quando escolhem os destinos de férias”, defendendo a importância de “continuar a anunciar os Açores como destino seguro, onde é possível passar férias em família, sem correr riscos desnecessários”.

“Essa imagem, que podemos dizer que é de marca, tem valor comercial, pelo que importa valorizar e proteger”, afirmou.

Vítor Fraga destacou ainda “o bom relacionamento institucional entre o Governo dos Açores e estas forças de segurança pública”, assegurando que tudo irá continuar a ser feito “para procurar as melhores soluções para as necessidades reais de todos estes servidores públicos a quem devemos neste momento o nosso muito obrigado”.


Anexos:


GaCS

Sem comentários: