quarta-feira, 21 de maio de 2014

Governo dos Açores não tem intenção de fechar escolas do 1.º ciclo na Terceira, reafirma Luiz Fagundes Duarte

O Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura reafirmou hoje, em Angra do Heroísmo, que “não é intenção do Governo dos Açores” encerrar escolas do primeiro ciclo do ensino básico na ilha Terceira.

Luiz Fagundes Duarte, questionado pelos jornalistas a pronunciar-se sobre acusações de uma associação de pais e de um deputado do CDS/PP relativamente ao eventual encerramento de escolas primárias no concelho da Praia da Vitória, frisou que qualquer decisão nesta matéria “será sempre tomada em articulação com as autarquias”.

O Secretário Regional considerou que esta questão “está a provocar ruído” à volta de um assunto mais abrangente, que é a reestruturação na ilha Terceira do ensino básico e secundário, com incidência ao nível do 3.º ciclo.

Luiz Fagundes Duarte afirmou que as escolas básicas e integradas Francisco Ornelas da Câmara, na Praia da Vitória, e de Angra do Heroísmo não receberão no próximo ano letivo (2014/2015) alunos do 7.º ano, os quais darão entrada nas escolas secundárias Vitorino Nemésio, na Praia da Vitória, e Jerónimo Emiliano de Andrade, em Angra do Heroísmo.

Os alunos do 8.º e do 9º ano que se encontram atualmente a frequentar as escolas básicas integradas Francisco Ornelas da Câmara e de Angra do Heroísmo vão prosseguir os seus estudos nestas escolas até concluírem o seu ciclo, acrescentou o Secretário Regional.

Com esta estratégia, segundo Luiz Fagundes Duarte, o Governo pretende uniformizar procedimentos quando existem duas escolas com a mesma tipologia de ensino dentro da mesma localidade, como acontecia em Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa e Horta.

A rentabilização das infraestruturas existentes e os recursos humanos, nomeadamente ao nível da contratação de professores, são outros dos propósitos, frisou o Secretário Regional da Educação, Ciência e Cultura.



Anexos:
2014.05.21-SRECC-Escolas.mp3

GaCS

Sem comentários: